Crianças Prime1rº – o cinema de animação no 1.º ciclo do Ensino Básico

Paulo Oliveira Fernandes, José Alberto Rodrigues

Resumo


O presente artigo apresenta e expõe o trabalho desenvolvido pelo programa Crianças Prime1rº no ano letivo 2015/2016, no qual participaram 139 crianças de sete escolas básicas do primeiro ciclo de Espinho. O Crianças Prime1rº é uma iniciativa do Serviço Educativo CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, com o apoio do Plano Nacional de Cinema (PNC), dirigido a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) com a finalidade de realizar filmes de animação em contexto educativo.
O programa assenta na coadjuvação curricular; numa gestão flexível e transdisciplinar do currículo do 1.º CEB; em preocupações educativas e sociais; e na mobilização do cinema de animação pelo seu potencial pedagógico no desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas e apelativas.
Como metodologia exploramos uma pedagogia de projeto promovendo a investigação, o questionamento do meio e a didática da imagem animada como forma de expressão. A nossa experiência diz-nos que o desenvolvimento de projetos em torno da animação de imagens tem demonstrado ser uma atividade propiciadora de aprendizagens significativas. Enquanto área multidisciplinar, o cinema de animação associa potencialidades expressivas e comunicacionais promovendo o desenvolvimento cognitivo. Deste modo, o programa Crianças Prime1rº parte do currículo do 1.º CEB, ocupando espaços multidisciplinares e trabalhando nas fronteiras dessas disciplinas.
O tema “Espinho: História, cultura, tradições e personalidades” permitiu aos alunos o estudo dos vários conteúdos ligados ao conhecimento histórico e cultural da sua região, abrindo simultaneamente possibilidades para narrativas originais. O resultado desse processo traduziu-se num filme de animação. No final do ano letivo os filmes foram exibidos à comunidade escolar e posteriormente numa sessão especial na 41.ª edição do CINANIMA. Foi também editado um DVD e oferecido a todos os participantes e às escolas que integram o PNC. Atualmente estão a percorrer o caminho de apresentação pública nos festivais de cinema da especialidade.

Palavras-chave


Educação; projeto; cinema de animação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho