Direito, indústria e sociedade: os diferentes olhares sobre a comunicação autoral no Cinema

Inês Rebanda Coelho, Nelson Zagalo, Pedro Dias Venâncio

Resumo


O artigo que nos propomos apresentar tem como objetivo expor duas das
temáticas principais que se inserem na investigação a ser realizada no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação, denominada “Autoria Coletiva e a Comunicação da sua Arte: A Disparidade entre a Visão Legal e Social do Cinema e da sua Indústria”. Os temas selecionados foram a noção de originalidade e de autoria no cinema, do ponto de vista legal, social e industrial, sendo levantadas algumas questões e conclusões que continuarão a ser investigadas. Como metodologia de investigação, foi feita uma análise do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e de investigações feitas dentro deste domínio. Iremos focar-nos maioritariamente no sistema jurídico nacional, sendo utilizado como sistema de comparação o caso americano que se regem pelo Copyright. Serão mencionadas várias obras fílmicas, não só obras finalizadas mas também o processo da sua execução (making-off), de forma a dar a conhecer que tipo de intervenção cada elemento de uma produção tem num filme, a partir da própria obra.

Palavras-chave


Autoria coletiva; originalidade; cinema; direito

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho