Educomunicação: campo, interdisciplinaridade e formação

Karina Carneiro Elian Costa

Resumo


Esta pesquisa investiga a educomunicação como uma nova área do conhecimento, buscando conhecer o perfil do profissional educomunicador, desafios da prática educomunicativa, propondo uma reflexão sobre a interdisciplinaridade que o campo apresenta. A análise desses elementos estabelece um interfaceamento das áreas comunicação/educação, melhorando o processo ensino/aprendizagem, apontando a prática educomunicativa como instrumento de transformação social.
A educomunicação objetiva educar cidadãos críticos para leitura dos meios de comunicação, promovendo formação integral que vivencia a realidade da sociedade em rede. É importante entender o contexto do processo educacional dentro desta sociedade em transformação bem como o professor do século XXI e, como esse profissional pode promover uma prática cidadã, em tempos marcados pela influência da comunicação no processo de formação. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas em Minas Gerais
e São Paulo com educadores, educomunicadores, profissionais da comunicação e o disseminador da educomunicação no Brasil1. Na pesquisa de campo, aliou-se teoria/prática com intervenções no espaço de formação profissional, ASSPROM (Associação Profissionalizante do Menor), onde jovens participam do curso de preparação para o mundo do trabalho.
Foram promovidas ações educomunicativas na formação dos adolescentes/ aprendizes, com orientação profissional, atividades socioeducativas, cultura, saúde, políticas públicas, além daquelas que desenvolvem papel cidadão. O objetivo foi preparar esses jovens na visão empreendedora de mercado e formação, oferecendo oportunidades de acesso a outros saberes e questionamentos que perpassam conteúdos oferecidos nos espaços formais, trazendo a mídia para o processo.
Pensar em educomunicação é pensar numa prática inovadora, para atender uma demanda atual, interessada em tecnologia/mídias, que vive a era da informação. Quanto mais à educação relacionar com os meios de comunicação, mais possibilitará uma educação mais usual ou pragmática, compatível com a realidade da sociedade atual.

Palavras-chave


Educomunicação; formação; interdisciplinaridade

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho