
112



Manuel Pinto & Joaquim Fidalgo (coord.)
Anuário 2006 – A comunicação e os media em análise
Projecto Mediascópio
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
ISBN: 978-989-95500-0-1

Num ano cheio de regulação, a RTP continuou 
sob suspeita de ingerência política

Felisbela Lopes (felisbela@ics.uminho.pt)
Helena Sousa (helena@ics.uminho.pt)

 Este foi o ano em que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social tomou 
posse, demonstrando um assinalável dinamismo que se traduziu em céleres e extensos 
estudos  sobre  a  informação  televisiva.  Este  também  foi  o  ano  em  que  o  Governo 
apresentou vários projectos legislativos em matéria do audiovisual, nomeadamente do 
serviço público de TV, procurando criar mecanismos que garantissem a independência 
editorial.  Este  foi  ainda  o  ano  em que  o  Provedor  do  Telespectador  da  RTP  iniciou 
funções,  dispondo  de  um  programa  semanal  em  horário  nobre.  Este  esforço  de 
regulação  não  se  traduziu  na  percepção  social  de  um  desejável,  e  necessário, 
distanciamento entre  a  TV pública  e  os  políticos.  Pelo  contrário.  Durante o  segundo 
semestre de 2006, a RTP esteve permanentemente sob suspeita de ingerência política. 
Críticos  de  televisão,  políticos  dos  partidos  de  oposição  e  académicos  acusaram  o 
serviço público de televisão de ceder a pressões do Governo. No cerne desta reiterada 
acusação, está um problema que se arrasta desde o nascimento da RTP: a nomeação do 
respectivo  Conselho  de  Administração  (CA)  por  parte  do Governo,  um processo  que 
coloca o operador público sob a permanente acusação de dependência em relação ao 
(partido do) poder executivo.

Neste meio século de existência, a RTP somou algumas dezenas de sucessivos 
Conselhos de Administração. A equipa presidida por Almerindo Marques tomou posse em 
2002, sendo, portanto, nomeada pelo então primeiro-ministro do PSD, Durão Barroso. 
Vieram  os  Governos  de  Santana  Lopes  (PSD)  e  de  José  Sócrates  (PS)  e  essa 
administração  permaneceu  intocável,  ganhando  progressivamente  um  espaço  de 
manobra  considerável,  resultante,  em  grande  parte,  do  bom  desempenho  que 
demonstrava  ter  ao  nível  do  saneamento  financeiro  de  uma  empresa  que  vinha 
acumulando expressivas dívidas. Ao nível das direcções de Informação e de Programas, 
Almerindo Marques substituiu,  ao longo do seu mandato, alguns nomes. Em 2006, o 

113



director  de Informação era Luís  Marinho e o  director  de Programação,  Nuno Santos, 
tendo sido nomeados para esses cargos em Novembro de 2004 e em Janeiro de 2005, 
respectivamente.  A  relação  entre  ambas  estruturas  –  administração  e  direcção  – 
pressentia-se estreita, na medida em que várias iniciativas ao nível da programação e da 
informação foram apresentadas publicamente na presença de membros do CA. Sublinhe-
se, no entanto, que os Estatutos da RTP estipulam que a responsabilidade pela selecção 
e pelo conteúdo dos programas pertence aos respectivos directores, mas a Proposta de 
Lei para a Reestruturação da Concessionária do Serviço Público de Rádio e Televisão, 
posta à discussão nos últimos meses de 2006, “vincula a actuação dos membros do 
conselho de administração ao cumprimento dos contratos de concessão para a televisão  
e para a rádio”. Trata-se, decerto, de uma competência esperada de uma administração. 
Todavia, essa estreita cooperação entre CA e directores de Informação e de Programas 
torna ainda mais urgente que se repense o modelo de nomeação dos administradores da 
TV pública a fim de que o respectivo trabalho seja afastado das sucessivas acusações de 
dependência política em relação a quem nomeia, ou seja, o Governo. A 19 de Dezembro, 
o presidente da ERC, Azeredo Lopes, defendeu, na comissão parlamentar de Assuntos 
Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que o conselho regulador, uma vez que 
se pronuncia sobre a destituição da administração da RTP e sobre o cumprimento do 
serviço  público  de  TV,  deveria  ter  competência  para  dar  um  “parecer  prévio  e 
vinculativo” à nomeação do CA do operador público de forma a garantir “a transparência 
da independência” e a “coerência jurídica” do processo. A proposta não colheu. 

Tal  como  no  passado,  ao  longo  de  2006  Conselho  de  Administração  e, 
principalmente, directores de Informação e de Programação da RTP foram confrontados 
com diversas  críticas  por  parte  dos  partidos da  oposição  que acusavam o operador 
público de ser alvo de manipulação política por parte do Partido Socialista. Sublinhe-se 
que a primeira deliberação da ERC sobre a RTP (Deliberação 3-Q/2006, 12 de Junho) 
dizia  respeito  a  uma  queixa  do  grupo  parlamentar  do  PSD  que  acusava  a  RTP  de 
“discriminação inaceitável  e incompreensível”  na medida em que um dos noticiários 
tinha feito uma ligação em directo para as jornadas parlamentares do PS e apenas havia 
emitido uma peça sobre as jornadas parlamentares do PSD (o órgão regulador indeferiu 
essa queixa). No entanto, o tom das críticas nunca se fez com tamanha veemência como 
a partir de Agosto de 2006, depois de Eduardo Cintra Torres ter escrito na sua habitual 
coluna do “Público” (edição de 20 de Agosto de 2006), um artigo intitulado “Como se faz 
censura em Portugal”. Nesse texto, o crítico de televisão apresentava o Telejornal de 12 
de Agosto como “exemplo do que tem sido em geral esta nova forma de censura na  
RTP”1.  Garantindo dispor de “informações” que “indicam que o gabinete do primeiro-

1  Da análise comparativa dos noticiários das 20h00 dos canais generalistas, Eduardo Cintra Torres 
apresenta os seguintes dados: “Nesse dia, o Jornal da Noite (SIC) dedicou seis das suas 33 notícias  
exclusivamente aos incêndios mais graves do dia, o que correspondeu a 27,7% da sua duração. Deu 

114



ministro deu instruções directas à RTP para se fazer censura à cobertura dos incêndios”, 
ECT concluía assim: 

“O  governo  está  a  recorrer  a  métodos  ilegítimos  para  impedir  a  
informação livre aos cidadãos de Portugal sobre os incêndios, quer no terreno,  
quer nas instruções que dá à RTP. E a Direcção de Informação da RTP está, na 
prática informativa, a vergar-se por completo ao interesse político do governo do  
momento.” 

A Direcção de Informação da RTP reagiu em bloco ao artigo, recusando essas 
imputações.  Não  tardou  muito  para  fontes  do  PSD,  nomeadamente  o  deputado 
Agostinho Branquinho, acusarem novamente a RTP de instrumentalização política. A 4 
de Novembro,  o jornal  “Expresso” apresentava a seguinte manchete: “PSD denuncia 
caso de manipulação em telejornal da RTP”; nessa noite, o programa do Provedor do 
Telespectador,  A Voz do Cidadão, escolhia para tema da emissão os alinhamentos dos 
noticiários devido ao facto de ter chegado àquele gabinete várias queixas sobre “a falta 
de  hierarquização  lógica  das  notícias”  (“Público”,  26  de  Outubro  de  2006);  a  6  de 
Novembro, o secretário-geral do PSD – sublinhando o facto de ninguém do seu partido 
ter sido convidado para o  Prós e Contras que, nessa noite,  debatia o Orçamento do 
Estado  –  acusava  a  Direcção  de  Informação  da  RTP  de  “falta  de  isenção  e  de 
imparcialidade no tratamento de matéria informativas” (“Público”, 7 de Novembro de 
2006).

Paralelamente  a  estas  vozes  críticas,  a  ERC  promovia  um  processo  de 
averiguações  dos  factos  relacionados  com  os  noticiários  da  RTP,  convocando  para 
reuniões nas suas instalações os pivots e coordenadores dos programas de informação 
diária da TV pública e dois assessores do primeiro-ministro. A 7 de Dezembro, este órgão 
regulador  apresentava,  juntamente  com  um  Relatório  da  Cobertura  Jornalística  de 
Incêndios Florestais, a sua posição relativamente ao texto de Eduardo Cintra Torres e às 
declarações  de Agostinho Branquinho.  Em conferência  de  imprensa,  o  presidente  da 
ERC, Azeredo Lopes, declarou o seguinte: “O Conselho Regulador não tem quaisquer  
indícios  que  sugiram  quebra  na  obrigação  de  independência  da  RTP  face  ao  poder 
político  na  cobertura  da  época  de  incêndios  florestais”  (“Diário  de  Notícias”,  8  de 
Dezembro de 2006).  O caso transitou para 2007,  na medida em que a Direcção de 

ainda outras quatro notícias relacionadas com o tema (presumíveis incendiários, prevenção, Galiza,  
etc.). Este noticiário abriu com 5 notícias seguidas sobre incêndios e voltou ao tema com dois grupos  
de notícias na sua segunda metade. O Jornal Nacional (TVI) também abriu com os incêndios mais  
graves, a que dedicou as suas sete primeiras notícias, de um total de 38. Os incêndios ocuparam 
21,8%  do  noticiário.  Ambos  os  canais  privados  fizeram  três  directos  aos  principais  fogos.  E  o 
Telejornal (RTP)? Não fez nenhum directo. Remeteu os incêndios para a 18ª notícia de 28, já depois  
do desporto. As três únicas notícias sobre incêndios activos (…) totalizaram 1m50.”

115



Informação da RTP, dizendo-se vítima de difamação, fez seguir esta polémica para os 
tribunais.  

Embora nada tivesse ficado provado quanto a eventuais ingerências políticas na 
RTP, ao longo do segundo semestre de 2006 acumularam-se sinais que colocavam o 
canal público numa posição algo vulnerável face ao poder político.  Em Setembro, as 
chefias do Porto demitiram-se em bloco. Carlos Daniel, o demissionário subdirector da 
RTP, limitou-se a afirmar que “as razões são do conhecimento da administração e da  
direcção  de  informação”  (“Público”,  20  de  Setembro  de  2006).  O  comunicado  da 
Direcção  de  Informação  também  não  explicou  as  causas  dessas  demissões.  Para  o 
último trimestre do ano, estava anunciado o reaparecimento do  Debate da Nação, um 
programa  de  debate  político  com  representantes  dos  partidos  com  assento 
parlamentar2.  Na  imprensa  foram  publicados  artigos  que  davam  conta  do 
desentendimento entre as opções da Direcção de Informação da RTP e aquelas que as 
forças partidárias queriam fazer vingar. Luís Marinho afirmaria mesmo o seguinte:  "o 
único programa da estação que tem o compromisso de deixar as direcções dos partidos  
escolher  os  seus  representantes  é  o  Parlamento.  Não  são  os  partidos  políticos  que  
decidem as participações. É a direcção de Informação que toma essas decisões" (“Jornal 
de Notícias”, 24 de Novembro de 2006). O programa arrancaria em Janeiro de 2007, 
tendo  como  moderador  o  jornalista  Carlos  Daniel  e  como  convidados-residentes 
Francisco Assis (PS), Paulo Rangel (PSD), Anacoreta Correia (CDS), António Filipe (PCP) e 
Fernando Rosas (BE). Sublinhe-se que a aposta neste tipo de programas veio avolumar a 
presença da  classe  política  na informação semanal  do canal  generalista  público.  Ao 
longo de 2006, a RTP1 teve, em horário nobre, dois programas de comentário político 
(As Escolhas de Marcelo3 ao domingo e Notas Soltas4 à segunda-feira), o debate Prós e 
Contras5 (à  segunda-feira)  e  Grande-Entrevista6 (à  quinta-feira)  Estes  dois  últimos 
formatos, abertos teoricamente a todos, destacaram os políticos. 

2  Debate da Nação estreou em 2003. Com este formato, a Direcção de Informação da RTP, na altura 
presidida por José Rodrigues dos Santos, pretendeu fechar uma polémica aberta pelos partidos com 
menor representatividade parlamentar, que contestavam as presenças de Pedro Santana Lopes, do 
PSD, e de José Sócrates, do PS, como comentadores políticos na edição de domingo do Telejornal.

3  Estreou em Fevereiro de 2005.
4  Espaço de comentário a cargo de António Vitorino que estreou em Maio de 2005.
5  Trata-se de um debate que surgiu em Outubro de 2002, moderado por Fátima Campos Ferreira.
6  Estreou em Abril de 1998, com a moderação de Judite de Sousa.

116



Quadro nº 1: Perfil dos convidados dos programas de informação semanal da 
RTP 1 em 2006

Program
as

Políti-
cos

Car-
gos

Profs
Invest

ig.

Juri
s-

tas

Jornal
ist

Analis
ta

Econo
m

Empr
es.

Médic
os

Psicól
og

Enge
nh.

Milit
a-
res

Prof
s

Reli
-

gios
o

Indus
t.

Cultur
.

Sin
d.

Ass
oc

Person
.

Intern.
Prós e

Contras 27 8 33 6 6 16 4 4 2 2 7 6 19 1
Grande
Entrevis

ta
13 1 1 1 1 1 2 1

A forte presença da classe política nos programas de informação semanal não 
implica  necessariamente  a  subjugação  do  canal  público  a  interesses  partidários.  No 
entanto, também não contribui para se criar uma ideia de independência da RTP face ao 
poder político; nem permite estender a agenda informativa a outros campos e actores 
sociais, algo que seria desejável para uma televisão que se diz “de todos”. É certo que 
os políticos arrastam consigo aquilo a que Pierre Bourdieu chama “poder simbólico”, que 
atrai alguma audiência e a garantia de que as respostas nunca serão monossilábicas, 
mas dadas num registo algo empolgado no qual se misturam razão e emoção. Estamos 
aqui ao nível de um “saber-opinião” cuja verdade não é exterior ao sujeito empírico, mas 
intrínseca a quem fala e representativa de um sujeito colectivo, o que acentua (mais) a 
selecção personalizada orientada por critérios de notoriedade. Todavia, a insistência em 
centrar as discussões em assuntos e interlocutores políticos, para além de tornar redutor 
qualquer  debate,  adensa  a  percepção  social  de  que  o  serviço  público  de  televisão 
funciona em estreita (e prescindível) proximidade com o campo político. 

Legislação: 
Proposta de Lei para a Reestruturação da Concessionária do Serviço Público de Rádio e 
Televisão.
Anteprojecto de Proposta de Lei da Televisão .

Deliberações/Relatórios da Entidade Reguladora da Comunicação Social
. 3-Q/2006, 12 de Junho.
. 1-I/2006, 6 de Dezembro.
. Relatório da Cobertura Jornalística de Incêndios Florestais, Dezembro de 2006.

117



Jornais citados:
“Público”, 20 de Agosto de 2006; “Público”, 20 de Setembro de 2006; “Público”, 26 de 
Outubro de 2006; “Expresso”, 4 de Novembro de 2006; “Público”, 7 de Novembro de 
2006;  “Jornal  de  Notícias”,  24  de  Novembro  de  2006;  “Diário  de  Notícias”,  8  de 
Dezembro de 2006.

118


