International Public and Social Marketing Conference in the Health Setting

O Marketing Social tem como principal objectivo a promoção de mudanças comportamentais susceptíveis de melhorar a vida das pessoas. Para conseguir este desiderato, o Marketing Social adopta técnicas de comunicação associadas ao marketing tradicional, que se mostrem capazes de promover a adopção de comportamentos promotores de saúde. Como estratégia de comunicação de massas, não raras vezes, os Governos lançam mão de campanhas de Marketing Social como meio de comunicação global, no sentido de promover a adopção de comportamentos saudáveis ou, pelo contrário, no sentido o desincentivar comportamentos que possam pôr em causa a saúde. Não obstante a reconhecida importância como instrumento de comunicação, o Marketing Social continua, ainda hoje, a ser bastante negligenciado. Esta Conferência Internacional tem como principal objectivo alertar para a importância deste tema, propondo-se abordar os princípios e identificar os instrumentos básicos do Marketing Social susceptíveis de promover mudanças sociais e comportamentais que permitam atingir os objectivos de saúde. Estas noções serão de grande utilidade para planificar e levar a efeito intervenções propícias à adopção de comportamentos, de práticas, de acções ou de medidas ao nível da população e dos diversos intervenientes, bem como, das instâncias de decisão no âmbito da saúde.

Os principais objectivos subjacentes a esta Conferência são:

  • Fornecer uma vasta perspectiva da aplicação do conceito de marketing na área da saúde;
  • Compreender as noções e os princípios do Marketing Social;
  • Identificar os contributos do Marketing Social no âmbito da saúde;

Implementar estratégias de marketing no sector da saúde, tendo em conta as suas especificidades.

 

 

Informações Gerais:

 

Dias 22 e 23 de Março de 2010

Local: Campus de Gualtar da Universidade do Minho

 

Destinatários:

Profissionais da Saúde, Administradores Públicos, Especialistas em Marketing e Políticas Públicas, Psicólogos, Sociólogos, Geógrafos, Economistas, Especialistas em Ambiente.

Línguas Oficiais:

Inglês, Português e Espanhol

 

Desdobrável - pdf

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Comissão Organizadora Local:

 

Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)

Maria de Fátima Martins (Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho)

Núcleo de Estudos de Administração e Políticas Públicas (N.E.A.P.P.)

Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (N.I.G.P.)

Centro de Investigação em Ciências Sociais (C.I.C.S.)

 

Comissão Científica:

Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)

Heberto Priego (Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade de Tabasco – México)

Daniel Salas (Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica)

Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)

Francisco Costa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

 

Programa

 

Dia 22 de Março

Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão

Manhã

9h30m – Sessão de Abertura

10h – Painel

Moderador: Professor Doutor Filipe Araújo

Mercadotecnia en Salud: Conceptos y aplicaciones  – Conferência do Professor Doutor Heberto Priego (Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade Juárez Autónoma de Tabasco – México)

Marketing em Serviços Públicos – Isabel Macedo Pinho (Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública da Universidade do Minho)

Debate

Coffee Break – 15 m

11h30m- Painel

Moderadora: Professora Doutora Maria do Rosário Côto

As campanhas de Marketing no domínio da Saúde Reprodutiva – Paula Cristina Remoaldo (Departamento de Geografia da Universidade do Minho) 

Marketing Social em Saúde Reprodutiva – Fátima Martins (Escola de Enfermagem da Universidade do Minho)

Debate

13h-14h30m- Almoço

 

Tarde

14h30m – Painel

Moderadora: Professora Doutora Paula Cristina Remoaldo

Social Marketing of Health in Costa Rica: A new perspective from the Ministry of Health – Dr. Daniel Salas (Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica)

Responsabilidade Social em Organizações de Saúde: Uma perspectiva de
Marketing – Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)

Debate

Coffee Break – 15m

16h30m – Painel

Moderadora: Professora Doutora Maria da Graça Guedes 

Health Marketing using the Marketing BTL – Juan Carlos Mandujano Contreras (Universidade de Tabasco, México)

Água e Marketing em Portugal – Perspectivas para o século XXI – Francisco Costa (Departamento de Geografia da Universidade do Minho)

 

Formação em Marketing Social:

 

Dia 23 de Março

Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão

9h-13h – Formação do Professor Doutor Heberto Priego

 

FORMAÇÃO EM MARKETING SOCIAL

  1. Conceptualizaciòn de la Mercadotecnia Social
  2. Evoluciòn històrica del Marketing social aplicado a la salud
  3. Aplicaciones pràcticas del mercadeo social de la salud

 

E-mails de contacto:

 

sec@geografia.uminho.pt

cris.remoaldo@gmail.com