Navegando com o Magalhães: Que impacto?

A apresentação do estudo sobre o impacto do computador Magalhães teve lugar no 2º Congresso de LMC. Foto: Ana Melro

Foram hoje apresentados os resultados do Projeto de Investigação “Navegando com o Magalhães: Estudo sobre o impacto dos media digitais nas crianças”, no âmbito do 2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania (LMC 2013), que decorreu entre os dias 10 e 11 de maio de 2013, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, em coorganização com o Projeto.

A investigadora responsável, Sara Pereira, a apresentar os resultados do estudo. Foto: Amália Carvalho

De acordo com a coordenadora do Projeto, Sara Pereira, na apresentação da sessão plenária “Navegando com o Magalhães. Que impacto?”, existe uma necessidade de atender a “outros aspetos cruciais de uma política educativa que deve também ser comunicativa”, evitando o “reducionismo à tecnologia”, a propósito do programa ‘e.escolinha’.

Na sessão estiveram presentes os consultores do projeto de investigação, Manuel Pinto, Evelyne Bevort e Pérez Tornero. Foto: Amália Carvalho

Os resultados divulgados advêm da análise das notícias e dos documentos oficiais, das entrevistas realizadas aos decisores políticos e dos questionários aplicados a alunos, professores e encarregados de educação das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Braga.

Durante a sessão, a audiência pôde assistir à intervenção dos consultores do Projeto, designadamente, Evelyne Bevort, do CLEMI, José Manuel Pérez Tornero, da Universidade Autónoma de Barcelona, e Manuel Pinto, da Universidade do Minho.

Foto: Amália Carvalho

Num dos comentários acerca dos questionários aplicados a crianças do 1º ciclo do ensino básico, Pérez Tornero salientou a importância de existir uma mudança de uma abordagem tecnocentrista para uma perspetiva cultural e humanista, nomeadamente, no plano curricular que considera que deve ser mais flexível e com maior margem para a criatividade. Ainda sobre o estudo foram apresentadas duas comunicações, na sessão do dia anterior: a do membro da equipa, Luís Pereira, sobre os usos do computador Magalhães pela criança, como instrumento de aprendizagem ou de plataforma para jogar, e a da Investigadora do Projeto, Sara Pereira, em conjunto com a Bolseira de Investigação, Ana Melro, a comunicação sobre os usos do Magalhães em contexto familiar e a perspetiva dos encarregados de educação sobre o computador e o programa.

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