Leen d’Haenens é Professora Associada do Departamento de Comunicação da Universidade de Nijmegen, Holanda, onde lecciona Políticas Mediáticas Europeias, Comunicação Internacional e Media, Minorias e Preconceitos. É, ainda, Professora no Centro para a Cultura Mediática & Tecnologia da Comunicação da Universidade Católica de Leuven, Bélgica.
Frequentou os cursos de Filologia Romância e Estudos de Comunicação na Universidade de Ghent e obteve, pela Universidade de Toronto, um mestrado em Estudos de Informação.
Os seus atuais interesses académicos incluem questões relativas à receção de “velhos” e “novos” media por grupos de audiência como as crianças e os adolescentes, minorias étnicas e mulheres. Recentemente co-editou com Frieda Saeys Media Dynamics and Regulatory Concerns in the Digital Age, e editou Cyberidentities: Canadian and European Presence in Cyberspace. Leen D’Haenens faz parte do conselho editorial da New Media & Society e é editora de títulos como The International Communication Gazette, Communications: The European Journal of Communication Research e Tijdschrift voor Communicatiewetenschap.
É regularmente convidada para lecionar sobre assuntos como Políticas Mediáticas, Media e Minorias, Convergência e Ética Mediáticas e Estudos Canadianos (Universidade da Indonésia, Universidade de Montréal, Universidade Concordia, Universidade de Ghent, Universidade de Twente e Universidade de Utrech).