Equipa de investigação

Rosa Cabecinhas (Investigadora Principal)

RCRosa Cabecinhas é doutorada em Ciências da Comunicação (área de conhecimento Psicologia Social da Comunicação) e Professora Associada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi diretora-adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, diretora do Mestrado em Ciências da Comunicação e diretora do Departamento de Ciências da Comunicação na mesma Universidade. Participa como investigadora em diversos projetos nacionais e internacionais, dedicando-se principalmente às seguintes áreas de investigação: diversidade e comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais, estereótipos e discriminação social. Os seus trabalhos estão publicados em várias revistas científicas internacionais, incluindo o “Journal of Cross-Cultural Psychology”, o “International Journal of Psychology”, o “International Journal of Conflict and Violence”, o “International Communication Gazette”, o “Swiss Journal of Psychology” e a “Science”. Entre as suas obras, destacam-se os seguintes livros: “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (Campo das Letras, 2007) e “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios” (em parceria com Luís Cunha; Campo das Letras, 2008).

Conceição Nogueira (Investigadora Sénior)

CNConceição Nogueira é doutorada em Psicologia Social, na área dos Estudos de Género (1997), e Professora Associada com Agregação da unidade orgânica de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Até 2012, foi investigadora responsável do projeto “Sexual citizenship of Lesbian (Women) in Portugal. Experiences of discrimination and possibilities for change” (PIHM/GC/0005/2008), bem como coordenou o projeto “Scripts for sexuality in teenage girls’ magazines” (PTDC/CCI/64702/2006) que teve início em 2007. É autora de diversas publicações a nível internacional – tendo publicado em revistas como a “Feminism and Psychology”, o “Journal of Women and Politics” e a “Psicologia e Sociedade” – e do livro “Um novo olhar sobre as relações sociais de género. Uma perspectiva feminista crítica na Psicologia Social”. Em 1998, foi-lhe atribuído o Prémio “Mulher Investigação” pela Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres e, em abril de 2010, recebeu o Prémio “Interacção com a Sociedade” pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Carla Cerqueira (Investigadora Júnior)

CCCarla Cerqueira é doutorada (2012) em Ciências da Comunicação, especialidade de Psicologia da Comunicação, pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Atualmente, é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. É ainda bolseira de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação. As suas áreas de investigação incluem género e média, epistemologia e tecnologias feministas. É licenciada em Comunicação Social (2000-2005) pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Possui também uma pós-graduação em Ciências da Comunicação – Jornalismo e Informação (na mesma universidade). Trabalhou como jornalista. Desde outubro de 2012, é a vice-chair da Secção de Comunicação e Género da European Communication Research and Education Association (ECREA). Mantém um envolvimento ativo na organização não governamental União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), onde desenvolve um trabalho sobre as representações de género nos média portugueses.

Sara I. Magalhães (Investigadora Júnior)

SIMSara I. Magalhães é doutorada (2011) em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho, com a tese “Como ser uma Ragazza. Discursos de sexualidade numa revista para raparigas adolescentes”. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2007 e 2011, desenvolvendo o seu projeto na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tem vindo a colaborar em projetos financiados pela FCT, nomeadamente no “Scripts for sexuality in teenage girls’ magazines” e no “Gender in focus: social representations in Portuguese generalist newsmagazines”. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas dos estudos de género, educação, média, sexualidades e feminismos. Presentemente, é membro colaborador do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Ativista feminista, é também membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), bem como da equipa de coordenação da rede de investigadoras/es emergentes da APEM (e-APEM). Foi técnica da UMAR no projeto “PubliDiversidade – Representações Sociais e Igualdade de Género na Publicidade”, financiado pelo FSE/POPH.

Anabela Santos

site 003Anabela Santos é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), estando a frequentar o programa em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”. Entre 2013 e 2014, foi bolseira de investigação da FCT no âmbito do projeto “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista”, que foi desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Em 2013, concluiu um Mestrado em Ciência Política (área de especialização: Direitos Humanos) na Russian State University for the Humanities. Além disso, é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. O seu percurso académico foi complementado por experiências de estágio em órgãos da Organização das Nações Unidas, tais como a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres (UN Women).

Mariana Bernardo

MBMariana Bernardo é licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa (2004-2009). Entre abril de 2011 e março de 2013, foi bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista”, iniciado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Embora se tenha mudado para o Reino Unido, continuou a participar neste projeto na qualidade de colaboradora.

Consultants:

Elisabeth Aafje van Zoonen | Loughborough University – Department of Social Sciences

Karen Ross | Northumbria University – Department of Media and Communication Design

Margaret Gallagher | Independent Researcher

Maria João Silveirinha | Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras (Instituto de Estudos Jornalísticos)