Módulo 1: Histórias de vida

Neste módulo, serão abordados os principais usos e metodologias de aplicação da história de vida, quer enquanto ferramenta principal, quer enquanto ferramenta auxiliar de investigação. A história de vida pode ser usada como técnica de investigação exploratória voltada para a produção de teoria nova ou como técnica de verificação, pode centrar-se no indivíduo ou num fenómeno social particular e pode assentar no uso da entrevista ou noutras técnicas de recolha de dados. Este módulo aborda o uso das histórias de vida no quadro de planos de investigação social qualitativa, privilegiando-se a sua recolha através de entrevista. No seu decurso, privilegiar-se-ão metodologias ativas de formação e aprendizagem.

Conhecimentos a adquirir:

  • Conhecimento das principais aplicações e limites da história de vida no contexto da investigação social;
  • Identificação das diferentes técnicas de recolha de histórias de vida e de tratamento dos dados respetivos, bem como as suas condições de aplicação;
  • Identificação dos fatores intervenientes na condução da entrevista de história de vida e as principais estratégias de minimização da sua interferência.

 

Duração: 7 horas (9:30-12:30/ 14:00-18:00)

Data: 14 de março (5ª feira)

Local: Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais

Formadora: Ana Maria Brandão (Prof. Auxiliar, Departamento de Sociologia da Universidade do Minho)