cartaz_eng

“Comunicação popular, comunitária e alternativa. Resistência e direito à comunicação”, por Cicilia Krohling Peruzzo

O programa doutoral Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade é organizador de uma palestra com Cicilia Krohling Peruzzo sobre “Comunicação popular, comunitária e alternativa. Resistência e direito à comunicação”. A sessão terá lugar no dia 22 de janeiro, pelas 14h30, no auditório de engenharia II.

De acordo com a professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, “a partir do contexto da realidade brasileira na qual as desigualdades são candentes, discutir-se-á as formas de contra comunicação aos meios convencionais de comunicação que vem sendo desenvolvidas pelos movimentos sociais desde as últimas décadas do século passado”.

Na sessão serão, também, apresentados “os aspectos da mudança de visão sobre as noções de direito à comunicação, bem como a intersecção entre o exercício desse direito e a ampliação da cidadania comunicacional”.

Cicilia Krohling Peruzzo dedica-se especialmente ao estudo da comunicação popular, alternativa e comunitária nos média regionais e locais, assim como o seu papel no processo de ampliação do exercício da cidadania. Investiga também temas de Relações Públicas relacionados com as transformações no capitalismo e a sua inserção no terceiro setor. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, desenvolve também atividades de extensão universitária. Coordena o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e o GT Comunicação e Cidadania da Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

Após a sessão, terá lugar uma reunião informal para discussão de projetos e interesses de investigação com a Professora Cicilia Peruzzo.