Comunicação Visual em formação do Doutoramento em Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade

Comunicação Visual/Sintaxe Visual. Como estudar ou analisar imagens? Quais os princípios da linguagem visual?” foi o tema da mais recente formação realizada no âmbito do programa de Doutoramento FCT em “Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”.

DSC_0007

Da parte da manhã, Francisco Mesquita, professor na Universidade Fernando Pessoa, abordou questões como a comunicação visual ao longo do tempo; representações visuais – o desenho, a fotografia, a infografia – e os elementos e princípios elementares da Comunicação Visual.

Depois do almoço, a formação seguiu para um ponto dedicado às metodologias do design e à utilização da imagem enquanto recurso gráfico. “Foi fomentada uma discussão participada com base em diversos exemplos da comunicação e da arte contemporânea, desde as artes gráficas e publicidade às artes plásticas”, explicou Helena Pires, uma das organizadoras da formação.

Por fim, houve tempo para um trabalho prático com exercícios básicos que tiveram a imagem e a sintaxe visual como tema. Segundo Helena Pires, “o objetivo da iniciativa consistiu em oferecer aos formandos uma oportunidade de consolidação de conhecimentos e competências respeitantes à literacia visual, na sua articulação com os seus diversos projetos de investigação/pesquisas, no quadro da área da comunicação”.

A formação contou com cerca de duas dezenas de alunos, provenientes do doutoramento em “Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” e outros cursos do segundo e terceiro ciclos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.