Ação de formação sobre “Publicação e transferência de conhecimento” é já no sábado, 13/05

Imagem

Tem início no próximo sábado, dia 13 de maio, a ação de formação ministrada pelo Professor Rui Sousa-Silva dedicada ao tema “Publicação e transferência de conhecimento”.

O evento terá lugar na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM), no piso 2, e decorrerá no horário 10.00-13.00 / 14.00-16.00.

Resumo:

A publicação e a transferência de conhecimento são, atualmente, duas áreas essenciais do trabalho académico e científico. Se, por um lado, os académicos e os investigadores são incentivados a publicar, sob pena de perecerem, por outro, é essencial que os seus trabalhos científicos sejam relevantes e de alta qualidade, de modo a serem facilmente aceites em processos de revisão por pares (quer com vista à sua publicação em revistas e livros, quer para apresentação em congressos). Nesta formação, procura-se fomentar um conhecimento aprofundado das especificidades da escrita académica e científica, incentivar a aquisição de métodos e técnicas de escrita científica, conhecer as técnicas e processos de preparação de resumos para submissão a congressos ou para inclusão noutras produções académicas (livros, teses, etc.) e desenvolver a capacidade de escrita de textos científicos. A sessão, com uma duração total de cinco horas, encontra-se estruturada em duas partes: a primeira parte, dedicada à escrita científica, aborda a distinção entre o texto científico e outros géneros textuais (literário, jornalístico, publicitário, etc.), aponta as diferenças entre tipos de texto científico (e.g., ensaio, trabalho empírico, artigo e capítulo, entre outros), discute as formas de citação e referenciação (como citar e quando citar) e debate os princípios de integridade e honestidade académica; a segunda parte é dedicada à apresentação de trabalhos em eventos científicos e à preparação para publicação, nomeadamente a redação de resumos, o design de materiais de apresentação, a divulgação e promoção do trabalho científico, a estruturação e redação de artigos científicos e o conhecimento do processo de publicação. A sessão termina com um debate sobre os aspetos mais relevantes da escrita científica.