Ação de formação sobre “Reflexividade e prática científica” decorre amanhã

dataDecorre amanhã, no Auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho (edifício ao lado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM), a ação de formação dedicada ao tema “Reflexividade e prática científica”. Entre as 16:30-19:30, a Professora Manuela Ivone Cunha focar-se-á nos conteúdos que se seguem:

1. Reflexividade e efeitos de hegemonia na ciência: citação, comparabilidade, fontes e constituição de corpus bibliográficos. Cosmopolitismo provinciano e provincianismo metropolitano. Efeitos conceptuais e efeitos na abertura e na criatividade científica.

2. Reflexividade na prática científica.

Precauções teóricas face a distorções correntes: exotização e essencialização; sociocentrismo e etnocentrismo; cronocentrismo; psicologismo e moralização. Exemplos em investigações concretas.