Conferência de Encerramento da 3ª edição com Marcos Palacios

Dia 22 de junho de 2016, UBI-Covilhã, 14:00

Local: Sala dos Conselhos. Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), Polo I, Rua Marques de Ávila e Bolama – Covilhã.

Entrada livre.

201606091203-encerramento_doutoramento_02

Resumo da conferência:

Partimos de algumas premissas básicas, que têm orientado nossas pesquisas sobre as relações entre Memória e Media na sociedade contemporânea. Constata-se que nunca em tempos históricos esteve nossa sociedade tão envolvida e ocupada em processos de produção de memória, potencialmente armazenável em moldes quase ilimitados, passível de rápida recuperação e compartilhamento. Paradoxalmente, no entanto, o controle social desses fluxos de memória em contínua produção, seu selecionamento, armazenamento e condições de acesso público suscitam problemas novos e consideráveis desafios. Com foco especialmente (mas não exclusivamente) no Jornalismo, buscaremos explorar, de maneira panorâmica, as transformações nas relações entre Memória Social, História e produção mediática, de modo a problematizar os efeitos decorrentes dos processos de digitalização. Buscaremos explorar a ideia de que, paralelamente a uma crescente circulação e recirculação de informação, ganham crescente relevo na contemporaneidade questões de cunho agonístico e de (re)enquadramentos da memória e do esquecimento.

Nota biográfica de Marcos Palacios:

Marcos Palacios é Professor titular de jornalismo da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil, e Professor Catedrático visitante na Universidade da Beira Interior (UBI). Entre as suas áreas de interesse no ensino e na investigação destacam-se o Webjornalismo, o Jornalismo Comparado e as Novas Tecnologias de Comunicação. Foi um dos fundadores de dois grupos de pesquisa no Brasil (Grupo de Ciberpesquisa e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online) e pertence ao Conselho Editorial de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Pertence à Comissão de Acompanhamento Externa deste programa doutoral.