Videojogos: saltar para outro nível
Depois de termos dedicado o primeiro booklet à televisão – Como TVer -, surgem agora os videojogos como a temática central a ser apresentada e analisada. Partimos do princípio de que conhecer a realidade dos videojogos é fundamental para se poder ajudar as crianças e os jovens a terem uma perspectiva mais crítica sobre uma actividade que uma grande maioria tanto aprecia.
Vários estudos têm mostrado que os pais têm dificuladdea em lidar com esta realidade que, não sendo nova, está em constante evolução graças à proposta de novos jogos e aos diversos desenvolvimentos tecnológicos que têm permitdo diversificar as plataformas de jogo, como a internet, os telemóveis, as consolas móveis.
O trabalho aqui apresentado resulta das conclusões de investigação anteriormente realizada, bem como de um estudo exploratório com pais e crianças de 10 a 12 anos. As cerca de 150 crianças envolvidas nesta pesquisa foram ‘escutadas’ através de textos livres e de desenhos. É uma selecção desses materiais que ilustra a brochura.