Nota curricular do homenageado


CV académico resumido

Com efeito, Manuel Carlos Silva é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e em Sociologia pela Universidade de Amesterdão, onde se doutorou cum laude, em 1994, em Ciências Sociais, Culturais e Políticas. Actualmente é professor catedrático aposentado em Sociologia na Universidade do Minho, em cujo Departamento de Sociologia foi Director de Curso de Sociologia (1995-2000), Director do Departamento (2000-2002), Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) (2002-2014), Director do do Curso de Doutoramento em Sociologia (2009-2011), tendo integrado como membro Comissões Científicas de Mestrados em Sociologia, em Antropologia, Sociologia de Infância. Foi Professor Visitante em diversas Universidades no Brasil, em Espanha e em Angola.


Prémio e publicações

Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e adaptar-se. Constrangimentos e estratégias camponesas no Noroeste de Portugal”, (Porto, Afrontamento), tem (co)publicado 18 livros, 58 capítulos de livros e 60 artigos nacionais e internacionais sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e de género), sendo de relevar Estado e Nação (2005); Desenvolvimento e assimetrias socio-espaciais (2005); Assimetrias de Género e Classe. O caso das empresas de Barcelos (2006); Vidas na Raia: Prostituição Feminina em regiões de fronteira (2007); Classes Sociais, Identidade e Acção Colectiva (2009); Diagnóstico da População Imigrante no concelho de Trofa (2011); Socio-Antropologia Rural e Urbana (2012); Prostituição e Tráfico de Mulheres para fins de exploração sexual (2013); Sina Social Cigana (2014); Cidade, Habitação e Participação (2015); Desigualdades de Género (2016); Desigualdades e Políticas de Genero (2016).

(Co)organizador de vários congressos, foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012). Atualmente é membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova, pólo UM), coordenador do projecto de investigação “Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e bairros populares no Porto e em Braga” (FCT) e membro do Laboratório de Habitação Básica na Bela Vista e Rio Bom/Fontainhas (Porto). (mcsilva2008@gmail.com).

 

Coordenação e participação em projetos de investigação

– responsável do projecto de investigação “Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e bairros populares no Porto e em Braga”, aprovado em concurso pela FCT (PTDC/IVC-SOC/4243/2014) – em curso.

– responsável do projecto de investigação “(Des)igualdades de género no trabalho e na vida privada: entre as leis e as práticas sociais”, aprovado em concurso pela FCT (PTDC/SDE/72257/2006) e concluído em 2011.

– responsável (com Alice Matos) do projecto “Estudo de diagnóstico da população imigrante e identificação dos seus problemas e dos seus contributos para as dinâmicas de desenvolvimento do Município da Trofa” (concluído em Junho 2010)

– responsável e coordenador do projecto intitulado “Do racismo e da xenofobia ao multiculturalismo: um estudo das minorias de origem africana e de etnia cigana no Distrito de Braga“, projecto aprovado pela FCT como “Muito Bom” (projecto POCTI/SOC/103/96/2001) (concluído em Dezembro de 2006).

– co-responsável científico do Projecto “Diagnóstico da rede empresarial barcelense quanto à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres” posteriormente designado “Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no tecido empresarial barcelense”, sob coordenação geral de Ana Paula Marques, projecto apresentado pela Associação Kerigma, sediada em Barcelos, e aprovado pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) – Medida 4.4 (UE- Fundo Social Europeu) (iniciado em Novembro de 2004 e concluído em Abril de 2006) (com Ana Paula Marques e Carlos Veiga).

– coordenador e redactor do projecto “Toxicodependência e estratégias de prevenção em contexto escolar” em Vila Nova de Famalicão (em parceria com a Zara Coelho e com a colaboração de Sónia Azevedo (início em 2003, conclusão em 2007).

– co-responsável, por parte da UM, pelo projecto de investigação “Female Prostitution in Portuguese Semiperipherical Border Areas“, projecto aprovado pela FCT, em parceria com Joana Patuleia, da UBI e sob coordenação de Manuela Ribeiro, da UTAD, o qual foi avaliado como “Excellent” por Júri Internacional (iniciado em Abril de 2001 e concluído em Janeiro de 2005).

– coordenador (juntamente com Engrácia Leandro) do projecto de pesquisa sobre Pobreza e Exclusão Social no concelho de Braga no quadro do Projecto de Luta contra a Pobreza da Rede Social, na sequência de protocolo entre Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho (prediagnóstico concluído em Julho de 2003 e diagnóstico concluído em Abril de 2004).

– responsável e coordenador do projecto de pesquisa colectivo “Expectativas e aspirações dos estudantes de Sociologia na UM” (em colaboração com Ana Paula Marques, Paula Mascarenhas e Carlos Veiga) e um outro sobre os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo” (com José Miguelote Monteiro), 2000-2004 (concluídos) .

– coordenador e redactor do projecto “Toxicodependência em contexto famalicence: para além do duplo olhar de insiders e outsiders” no quadro de um protocolo entre a Universidade do Minho, o Instituto Português de Toxicodependência e a Câmara Municipal de Famalicão (com a colaboração de Flávia Ferreira, Sónia Azevedo e Patrícia Arede) (concluído em Novembro de 2002).