Repensar a comunicação na saúde: para uma nova agenda de participação

Decorreu, no passado dia 1 de novembro, o evento que encerrou o projeto de investigação “A Doença em Notícia”. A manhã foi preenchida com comunicações de Felisbela Lopes, coordenadora do projeto, Lúcia Gonçalves, da SIC, Ivete Carneiro, do Jornal de Notícias, Paula Ferreirinha, assessora do ministro da Saúde, e Elisabeth Ferreira, assessora do Hospital de Braga.

Durante a tarde deu-se lugar à investigação na área da comunicação em saúde. Jean-Yves Durand e Manuela Ivone Cunha, investigadores do CRIA/UMinho, falaram sobre “Comunicação, cidadania e aceitabilidade pública na vacinação de rotina”, enquanto Paulo Nossa, investigador do CICS/UMinho/UCoimbra, trouxe a comunicação “Do Activismo aos Movimentos Sociais da Saúde: velhas reivindicações para uma agenda participativa, o caso VIH/SIDA”. Também a tarde foi inaugurada pela apresentação de resultados do projeto “A Doença em Notícia” por Teresa Ruão, da equipa de investigação.

Comunicação e Saúde: cruzamentos interdisciplinares

DN_brancoNo próximo dia 1 de novembro vários oradores vão Repensar a Comunicação: para uma nova Agenda de Participaçãona Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais. Esta conferência marca o segundo momento do encerramento do projeto “A Doença em Notícia”, a decorrer no Centro de Estudos de comunicação e Sociedade desde 2010. Após uma primeira intervenção com alguns resultados do próprio projeto, contam-se as participações de Jean-Yves Durand e Manuela Ivone Cunha, investigadores do CRIA/UMinho, e Paulo Nossa, investigador do CICS/UMinho/UCoimbra. Veja aqui os resumos das intervenções dos oradores.

O que interessa aos jornalistas que mediatizam a saúde?

Logo_DNNo próximo dia 1 de novembro o Hospital de Braga acolhe o primeiro momento da conferência final do projeto “A Doença em Notícia”. A responder à questão O que interessa aos jornalistas que mediatizam a saúde? vão estar Felisbela Lopes, investigadora do CECS, Andrea Cunha Freitas, jornalista do Público, Ivete Carneiro, jornalista do Jornal de Notícias, Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC, Paula Ferreirinha, assessora do Ministro da Saúde, e Elisabeth Ferreira, assessora do Hospital de Braga. Veja aqui toda a programação.

Nova newsletter

medicamentos

Está disponível a nova newsletter do projeto “A Doença em Notícia”. Sob o tema “Jornalistas de saúde: autores ou mediadores?” conta com contributos de Bruno Tomé, mestrando de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, Vítor Veloso, Presidente da Direção do Núcleo do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, e João D’Espiney, jornalista do Jornal i. Consulte toda a informação aqui.

Conferência de encerramento do projeto “A Doença em Notícia”

Instituto de Ciências Sociais Realiza-se, no próximo dia 1 de novembro, a conferência final do projeto “A Doença em Notícia”. O evento será organizado em dois momentos, o primeiro dos quais composto por um painel de jornalistas e assessores de imprensa da área da saúde, a decorrer no Hospital de Braga. A tarde será preenchida por um painel de investigadores de várias instituições e que decorre no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ambos os momentos contam com a divulgação de resultados do referido projeto, em curso desde 2010 no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (ICS-UM), com cofinanciamento do FEDER e FCT.

fotografia (4)

O novo número da newsletter “A Doença em Notícia” destaca a investigação na área de comunicação da saúde. Pode conferir os textos de três investigadoras de doutoramento acerca das suas dissertações e ainda a rubrica Frente a frente, com os contributos de Andrea Cunha Freitas (jornalista do Público) e de Filipa Couto (Gabinete de RP/Comunicação Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.).  

Próximas atividades do projeto

Sai já no próximo mês de dezembro o segundo número da newsletter “A Doença em Notícia”. Centrada nos últimos eventos do projeto de investigação com o mesmo nome, a publicação dará conta dos últimos outputs e resultados obtidos. Está ainda previsto para o mesmo mês a publicação de um E-report do Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde, onde serão apresentadas as principais conclusões.