Sessão 7 – “As missões cristãs nas colónias portuguesas de África” – ciclo de debates “O Silêncio da Terra”

A sétima sessão do Ciclo de Conferências e Mesas Redondas “Interpelações a partir d’ O Silêncio da Terra. Visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo arquivo Diamang” será realizada no dia 16 de julho, pelas 16h00, no Salão Nobre da Reitoria da UMinho.

Dedicada ao tema “As missões cristãs nas colónias portuguesas de África: submissão e resistência ao colonialismo durante o Estado Novo” esta sessão contará com a participação de Frei José Nunes e com a moderação de Moisés de Lemos Martins (CECS).

Frei José Nunes nasceu a 3 de setembro de 1956, em Lisboa, realizou o noviciado no Convento dominicano de Toulouse em 1976-77, e fez a primeira profissão na Ordem dos Pregadores, em 1977, tendo sido ordenado presbítero em 1984. Doutorou-se em Teologia Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca e foi missionário em Angola durante nove anos. Em 1994, começou a lecionar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, integrando a direção desta mesma Faculdade desde 2002. Desde 1997 trabalha também como Vigário paroquial na Paróquia de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, e desde esse ano é também sócio do prior provincial da Ordem dos Pregadores em Portugal.

O ciclo é organizado pelo Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS. NOVA.UMinho), pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e pelo Projeto Cultures Past & Present.