Investigadores do Projeto participam de atividades do Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado o dia 5 de maio pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em novembro de 2019. A escolha do dia está articulada com a resolução de 2009 do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a Instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Uma série de atividades está a ser organizada para este dia.

Confira a programação do dia 5 de maio de 2021 em que os investigadores do Projeto estão envolvidos:

Seminário Dia Mundial da Língua Portuguesa, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. Organização: Câmara Municipal de Guimarães, Universidade do Minho e Instituto Camões. A partir das 9h (GMT+1, Portugal)

Convidado: Moisés de Lemos Martins no painel “A Língua como património vivo” (coordenação: Vítor Ramalho – UCCLA), às 15h.

• O papel das organizações da Sociedade Civil, Nazim Ahmad – Fundação Aga Khan
  • O Museu da Língua de S. Paulo – Brasil – Secretário de Estado da Economia Criativa do Estado de São Paulo Diretora do Museu da Língua de São Paulo
  • O Museu Virtual da Lusofonia da Universidade do Minho – Moisés Martins (Universidade do Minho)

Ciclo de Debates Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: Estratégias Globais e Políticas Nacionais. Organização: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Sessão solene às 10h seguido pelo Painel (GMT+1, Portugal). Aceda em https://url.cplp.org/Portugues-LinguaCulturaCienciaInovacao

Convidada: Sheila Khan no painel “Português, língua de cultura, ciência e inovação”

• Sessão Solene: Francisco Ribeiro Telles, Secretário Executivo da CPLP, Eurico Monteiro, Presidência cabo-verdiana em exercício da CPLP; Entrega do Prémio Fernão Mendes Pinto (intervenção da AULP e do galardoado); Entrega do Prémio da UCCLA (intervenção do Secretário-Geral da UCCLA e do galardoado); e Momento de música, com o cantor angolano Paulo Flores.
  • Painel Português, língua de cultura, ciência e inovação
  • António Sampaio da Nóvoa, Embaixador de Portugal junto da UNESCO
  • Amélia Dalomba, escritora angolana
  • Marco Lucchesi, Presidente da Academia Brasileira de Letras
  • José Luís Hopffer Almada, jurista, poeta e ensaísta cabo-verdiano
  • Sheila Khan, Profª Universitária/investigadora moçambicana
  • João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa, Moderador

A Língua Portuguesa na Astronomia Dia Internacional da Língua Portuguesa  –  PLOAD, Portuguese Language Office of Astronomy for Development/Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento. Organização: PLOAD , estabelecido pela União Astronómica Internacional e pelo seu Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento (GMT+1, Portugal). Transmissão ao vivo pelo Facebook na página do PLOAD –  https://www.facebook.com/PLOAD.IAU

Convidado: Vítor de Sousa para falar sobre “Identidades transnacionais e transculturais. Pós-colonialidade, lusofonias e interculturalidade. O caso do Museu Virtual da Lusofonia. O português como língua de ciência”, às 14h – Lisboa / 10h – Brasília / 12h – Praia / 15h – Maputo.

• Hélio Rocha, presidente da Sociedade Astronómica Brasileira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Eliana Inge Pritsch, professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS/BR, doutorada em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Luso-Africanas, pela UFRGS, Brasil
  • Paulino Lima Fortes – Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
  • Teresa Manjate, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique