Conversa com a realizadora Catarina Alves Costa

No dia 23 de novembro de 2020, foi realizado um encontro online da equipa de investigadores do projeto Cultures Past & Present com a realizadora Catarina Alves Costa. A sessão, moderada por Alice Balbé, foi sobre o filme mais recente, o documentário Viagem aos Makonde (2020) e arquivos de Margot Dias, a publicação do livro e DVD Margot Dias. Filmes Etnográficos (1958-1961), de 2016, uma co-edição entre a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P. e o Museu Nacional de Etnologia, organizado por Catarina Alves Costa e Paulo Ferreira da Costa.

O documentário Viagem aos Makonde (2020) teve financiamento DOC TV da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), produção Midas Filmes. Desenvolvido no âmbito do ARCHÉ Prémio Universidades para Melhor Projeto, DOCLISBOA 2018 Prémio Melhor Documentário e Prémio Júri Popular no Festival do Filme Internacional do Filme Etnográfico do Recife, Brasil (2019). O programa CPLP Audiovisual busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países de língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Viagem aos Makonde (2020) Pedra e Cal (2016) Falamos de António Campos (2010) Nacional 206 (2009) O Arquiteto e a Cidade Velha (2004) Mais Alma (2000), Swagatam (1998) Senhora Aparecida (1994) e recentemente compartilhou a realização de Um Ramadão em Lisboa (2019). Formada em Antropologia Social, fez o Mestrado no Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e o Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com a tese Camponeses do Cinema. Representações da Cultura Popular no Cinema Português. Em 2000 fundou, com Catarina Mourão, a produtora Laranja Azul onde produziu filmes de Daniel Blaufuks, Sílvia Firmino e João Ribeiro, entre outros. É Professora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora do Mestrado em Antropologia – Culturas Visuais. Coordena o Laboratório Audiovisual, Pólo FCSH do Centro em Rede em Antropologia / CRIA. Organizou para a Cinemateca / Museu do Cinema os Arquivos Etnográficos de Margot Dias filmados em Moçambique e Angola entre 1958 e 1961. Ensina também nos mestrados e doutoramentos da Universidade de São Paulo, no Brasil, e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Barcelona. Recebeu entre outros, o Prémio Melhor Documentário do Festival de Filme Etnográfico de Recife (2019), Prémio da Crítica nos Caminhos do Cinema Português (2009), Prémio Planéte no Bilan du Film Ethnographique (1999), o Prémio de Excelência da Society for Visual Anthropology American Anthropological Association Film Festival, EUA e o 1oPrémio do festival VII Rassegna Internazionale di Documentari Etnografici (1996).