VI Congresso Internacional sobre Culturas divulga programa completo

A lista dos painéis e trabalhos aprovados para a apresentação no VI Congresso Internacional sobre Culturas já está disponível. A edição deste ano será realizada no formato online nos dias 18 a 20 de novembro de 2020.

O projeto Culture Past & Present estará presente no painel 4 “Memória, arte, museologia e expressões culturais”, a ser realizado no dia 20/11, às 12h (GMT). Este painel procura estimular o debate sobre o papel dos produtos culturais, artísticos e educativos na (re)construção da memória social dos indivíduos. Pretende-se questionar imagens, narrativas e sons difundidos por estes produtos, bem como processos de disseminação e de mediação destas produções e o seu impacto na reformulação do mundo, e das próprias expressões artísticas e culturais. Os investigadores Moisés de Lemos Martins, Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo e Alice Balbé (projeto Cultures Past & Present), Madalena Oliveira e Cláudia Martinho (projeto Audire), Rita Ribeiro e Carmo Lorena (projeto Festivity), ambos do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, compõem a mesa deste painel.

Além do painel 4, o investigador Moisés de Lemos Martins, Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação participará, junto com Miriam Tavares (CIAC/Universidade do Algarve) e Messias Bandeira (IHAC/UFBA), do painel 3 “As três Culturas e as tecnologias digitais: uma nova convivência saudável?”.

Nos Grupos de Trabalho, os investigadores Martins Mapera, Armindo Armando e   Pedrito Cambrao (ambos da Universidade Zambeze), discutem acerca da Unidade Nacional na Diversidade Cultural: que desafios para Moçambique? Para além desta comunicação, o investigador Martins Mapera apresentará ainda a pesquisa MWARUSI: uma utopia para o empoderamento da mulher, em conjunto com Rosa Gimo, Júlio Macário e Nelson Moda. Ambos no GT2 – Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidade.

No GT 4 – Cultura, Ciência, Saúde, Modos de Vida e Consumo, que traz os impactos da pandemia por Covid-19 na produção de conhecimento, o investigador do CECS e do projeto Vítor Sousa, apresenta junto a Pedro Rodrigues Costa (CECS/UM), Edson Capoano (CECS/UM) e Carlos Pimenta (UPorto) a pesquisa: Nem a morte nos une. O futuro da humanidade no pós-Covid-19.

O Congresso Internacional sobre Culturas é uma iniciativa anual da Rede de Universidades dedicadas aos estudos das Culturas  que integra universidades de Portugal, do Brasil e de Moçambique, nomeadamente: Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Zambeze.