Investigadores do projeto participam do XII SOPCOM

Diversos investigadores do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” apresentaram comunicação no XII Congresso SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – com tema Comunicação & Disrupção. Desafios culturais, societais e tecnológicos. Esta edição decorreu no formato presencial em Lisboa, entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Participaram do Congresso com comunicação os investigadores do projeto:

Alice Balbé (CECS/UM) & Luís Camanho (ID+/FBLUP) “Olhar as relações interculturais nos filmes de Margot Dias. Objetividades, subjetividades e opacidades”.

Isabel Macedo & Tiago Vieira da Silva (CECS/UM) “Imigrante, estrangeiro, “o outro”? Representações das identidades culturais no cinema português”.

Ana Cristina Pereira (CES/UC) “(Re)vestindo o colonialismo: a alta costura de Olavo Amado”.

Tiago Silva, Moisés de Lemos Martins & Elaine Trindade (CECS/UM) “Reminiscênciais coloniais sob o signo do onirismo: A Batalha de Babatô (2013) e Our Madness (2018) de João Viana”.

Vítor Sousa (CECS/UM) “As marcas do luso-tropicalismo nas intervenções do Presidente da República português Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2021)”

Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Emigrantes e imigrantes: Imagens, clivagens e miragens nos manuais escolares portugueses”.

Isabel Macedo, Alice Balbé & Rosa Cabecinhas (CECS/UM) “Invisibilidades e racismo: as representações da população cigana nos manuais de História em Portugal”.

O próximo Congresso SOPCOM será realizado na Universidade do Minho em fevereiro de 2024.