Investigadores moçambicanos do Projeto Cultures Past & Present realizam intercâmbio em Portugal

Os investigadores do projeto Cultures Past & Present e estudantes de Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade da Universidade Zambeze, de Moçambique, Armindo Armando, Augusto Alberto e Marlene Vanessa M. Jamal, estão em Portugal a desenvolver um intercâmbio científico na Universidade do Minho.

O intercâmbio é realizado no âmbito da parceria entre a Universidade Zambeze e a Universidade do Minho, através de um Acordo de Cooperação entre as duas universidades, que coordenam o Programa Doutoral em Língua, Cultura e Sociedade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH), da UniZambeze. Os investigadores estão a frequentar as aulas do Doutoramento em Estudos Culturais, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho. O intercâmbio terá duração de seis meses.

Investigadores Augusto Alberto, Marlene Jamal e Armindo Armando no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho – Braga, Portugal

A investigação de ambos têm temas relacionados com as linhas de pesquisa do projeto Cultures Past & Present, pelo que os investigadores ressaltam o contributo para a formação, como refere Armindo Armando: “a integração nas atividades consolida relações interculturais e académicas. Considero que é determinante para a formação e de qualidade, nos dá espaço para receber feedback da investigação em curso e de perspectivas diferentes”. Augusto Alberto complementa que espera ter orientação académica e enriquecimento da tese com a experiência. Para Marlene é desafiador estar em Portugal, pois são dinâmicas de trabalho diferentes, ao mesmo tempo que é uma oportunidade de focar na tese, ter acesso à bibliografia, contato com professores e investigadores, “espero aprender muito, me integrar na equipa, olhar de forma diferente para a própria pesquisa. É uma experiência inovadora e espero levar conhecimento diverso para o meu país e recolher o máximo de informação.”.

Além das aulas do doutoramento, os investigadores têm participado de eventos científicos, reuniões e outras atividades do projeto Cultures Past & Present. Eles já apresentaram seus trabalhos nas VIII Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais, organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), na Universidade do Minho, do Seminário História, Média e Educação: pesquisa-ação em Moçambique e Portugal, uma organização conjunta do Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade e do Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade, do CECS, e do VII Congresso Internacional de Culturas, organizado pela Rede Internacional de Estudos sobre Culturas e em dezembro, Armando e Alberto apresentarão comunicação no Colóquio Internacional Artes, ócio e turismo: diálogos do desassossego, na Universidade de Aveiro.

Investigadores Augusto Alberto, Marlene Jamal e Armindo Armando com a professora Rosa Cabecinhas no âmbito das Jornadas Doutorais.
Foto: Sofia Gomes

No Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, da Universidade Zambeze, Armindo Armando desenvolve investigação na área dos manuais escolares com a proposta de tese intitulada “Diversidade Cultural e Desafios da Unidade Nacional nos Manuais de Ensino de História de Moçambique”. Natural da cidade de Pemba, Província de Cabo-Delgado, é Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais com especialidade em Resolução de Conflitos e Diplomacia pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC), Licenciado em Ensino de Filosofia com habilitações em Ensino de História pela Universidade Pedagógica. É docente na Faculdade de Ciências Económicas do ISCTAC, tutor do Instituto Superior de Ciências de Educação à Distância (ISCED) e no Instituto de Educação à Distância da Universidade Católica de Moçambique.  Além de integrar a equipa do projeto Cultures Past & Present, é membro-colaborador do grupo de pesquisa sobre Aprendizagem e Cultura Organizacional na contemporaneidade: narrativas dialógicas emancipatórias, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. Armindo contou ainda com apoio do Instituto de Bolsa de Estudo e com a Universidade Zambeze.

Augusto Alberto investiga o uso do cinema no ensino, no âmbito do Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, da UniZambeze, com a proposta da tese intitulada: “Cinema, Interculturalidade e Educação- Estudo de caso das Escolas Secundárias da Província de Sofala ”. Mestre em Ensino de Filosofia na Universidade Pedagógica – Maputo, Licenciado em ensino de Filosofia na Universidade Pedagógica- Beira. Augusto Alberto é docente da Universidade Licungo – Delegação da Beira, afeto na Faculdade de Letras e Humanidade, Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas, Curso de Filosofia.

Marlene Vanessa Marques Jamal, no âmbito do Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade, na UniZambeze, investiga a (in)visibilidade das crianças em situação de rua e na rua na cidade de Quelimane, tendo como proposta de tese: “Educação social de rua como mudança paradigmática em Moçambique: um estudo de caso das crianças em situação de rua na cidade de Quelimane. É Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas, pela Universidade de Aveiro – Portugal, Licenciada em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica em Quelimane. Docente da Universidade Licungo – sede em Quelimane, na Faculdade de Letras e Humanidades.

Investigadores Armindo Armando, Augusto Alberto, professora Rosa Cabecinhas, Marlene Jamal e Alice Balbé no Seminário História, Média e educação: pesquisa-ação em Moçambique e Portugal