Ciclo de Conferências e Mesas Redondas: Interpelações a partir d’ O Silêncio da Terra. Visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo arquivo Diamang

Na sexta-feira, dia 14 de maio de 2021, inicia o Ciclo de Conferências e Mesas Redondas Interpelações a partir d’ O Silêncio da Terra. Visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo arquivo Diamang. Com um formato híbrido (presencial e online), a primeira sessão contará com a participação de Francisco Azevedo Mendes e Patrícia Leal.

O itinerário crítico deste ciclo desenha-se sob o horizonte da exposição O Silêncio da Terra. É seu objetivo promover questionamentos e reflexões interdisciplinares alargadas sobre a experiência do colonialismo tardio português, sob o prisma da coexistência dos tempos ou dos tempos entrelaçados.

O ciclo engloba 7 sessões, entre 14 de maio e 25 de junho, às sextas-feira, às 15h – 18h, cada uma subordinada a uma problemática particular, a saber: arquivos, discursos e linguagens; trabalho: dominação e resistência; raça e género; movimentos emancipatórios; cultura e interações; linguagens cinematográficas: estética e política (2 sessões).

A primeira sessão terá lugar na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, no Zoom  e no YouTube.

Dos arquivos contemporâneos às performances disciplinares – 14 maio
Francisco Azevedo Mendes(Lab2PT) & Patrícia Leal

Estética, política e linguagens cinematográficas I – 21 maio
Isabel Macedo (CECS) & Francisco Ferreira (Lab2PT) & Tiago Silva (CECS)

Trabalho, dominações e resistências – 28 maio
Fernando Bessa (CICS.NOVA. UMinho) & Sheila Khan (CECS)

Da interseccionalidade dos corpos segregados: raça e género – 4 junho
Fátima Moura Ferreira (Lab2PT) & Alexandra Esteves (Lab2PT)

Poder e movimentos emancipatórios– 18 junho
Bruno Madeira (CITCEM) & Rita Lucas Narra (IHC/FCSH)

Cruzamentos: cultura, literatura e museus– 25 junho
Luís Cunha (CRIA. UMinho) & João Sarmento (CECS)

Estética, política e linguagens cinematográficas II – 25 junho 21.30-23.30
Isabel Macedo(CECS) & Francisco Ferreira (Lab2PT) & Tiago Silva (CECS)

Coordenadores
Fátima Moura Ferreira (Lab2PT)
Moisés Lemos Martins (CECS)
Fernando Bessa (CICS.UMinho)
Luís Cunha (CRIA. UMinho)

Trata-se de um ciclo organizado pelo Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT.UMinho), pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS. UMinho) e pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e Projeto Cultures Past & Present.