Projeto vinculado ao Cultures Past & Present é finalista do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica – 2020

O Projeto “Imagens e narrativas de interculturalidade: os jovens, o cinema e a História”, desenvolvido pela aluna Lara Campinho, do 1.º ano da Licenciatura em Sociologia, do Instituto de Ciências Sociais foi um dos seis finalistas ao 1.º Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica – 2020. Coordenado por Moisés de Lemos Martins, o trabalho realizado pela estudante com a equipa do projeto Cultures Past & Present, foi selecionado para o Painel 3 – Ciências Sociais e Humanas e foi o representante do CECS. A apresentação e premiação ocorreu no dia 30 de abril, no Auditório Multimédia, do Instituto de Educação.

A estudante Lara Campinho ressaltou a experiência de realizar a iniciação científica ainda no início da formação académica: “É bastante importante porque oferece-te uma componente prática na área da investigação e a oportunidade de colaborar num projeto de investigação, a aprender numa vertente mais prática sobre investigação científica”.

Atualmente a cursar o 2º ano da Licenciatura em Sociologia, Lara esteve seis meses em contato com a equipa do projeto, no segundo semestre de 2020: “eu considero que tenha sido das melhores experiências que tive, foi um importante contributo na minha formação académica e também permitiu-me esclarecer o que eu queria para o meu futuro profissional”.

O Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foi criado com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de aproximação de estudantes, do 1.º ciclo e dos três primeiros anos dos mestrados integrados, a contextos reais de investigação científica e de inserção em equipas de investigação que trabalham na criação de conhecimento novo e relevante, envolvendo-os em atividades de investigação supervisionada que fomentem o seu interesse pela ciência.

Os vencedores no painel Ciências Sociais e Humanas foram: a mestranda em Direito Ana Rita Simões de Ribeiro, o estudante do 4.º ano da Licenciatura em Educação José Nuno Teixeira e a estudante do 4.o ano da Licenciatura em Enfermagem Daniela Alexandra Alexandra Ferreira da Costa.