Investigadores apresentaram comunicações no V Congresso de Culturas

O V Congresso Internacional de Culturas: que cultura(s) para o século XXI? foi realizado nos dias 6 a 8 de novembro de 2019 na Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Diversos membros da equipa de investigação projeto Cultures Past & Present –  Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal participaram das atividades como oradores convidados, coordenadores de mesa e com comunicações por submissão de propostas.

O professor Moisés de Lemos Martins foi responsável pela comunicação As narrativas e a cultura digital na sessão plenária “Cultura na era digital”. O professor Martins Mapera integrou a sessão plenária “Cultura, criatividade e tradição” com a comunicação O curandeiro e o novo testamento na obra de Paulina Chiziane.

A sessão de mesa redonda “Artes, culturas e educação em Moçambique” foi composta pelos investigadores Alda Costa, Eliseu Mabasso, Celestino Joanguete, Edson Mugabe com a mediação do professor Moisés de Lemos Martins. Os investigadores Rosa Cabecinhas, Ana Cristina Pereira, Lurdes Macedo, Alice Balbé, Luís Camanho, Isabel Macedo, Tiago Vieira e Vítor de Sousa apresentaram comunicações em painéis temáticos, distribuídos no decorrer do Congresso.

O V Congresso Internacional de Culturas é uma parceria científica entre a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e contou com a parceria do projeto Cultures Past & Present –  Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal.

No dia 5 de novembro foi realizado o Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI, organizado pelo projeto, que integrou o programa do Congresso como pré-congresso.