Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades reuniu equipa internacional

O Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI foi realizado ao longo do dia 5 de novembro de 2019, na Universidade da Beira Interior (UBI), na cidade de Covilhã. O auditório da Biblioteca Central da UBI foi o palco das conferências, sessões temáticas e discussões promovidas no âmbito das atividades do projeto Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?, que tem financiamento FCT/Aga Khan Development.

Público compareceu no Auditório da Biblioteca Central da UBI

Integrantes da equipa de trabalho do projeto apresentaram investigações realizadas no último ano, e em andamento, e contaram com a participação de investigadores, professores e alunos da Universidade da Beira Interior e de outras instituições vindos de Moçambique e do Brasil.

A conferência de abertura ficou a cargo do professor Moisés de Lemos Martins, do CECS da Universidade do Minho, com mediação da professora Alda Costa, Professora Auxiliar e Diretora de Cultura na Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Professores Alda Costa e Moisés de Lemos Martins

As sessões com apresentação das investigações iniciaram com a temática Memória e exposições museológicas com as comunicações: Entre memória e celebração: o estranho caso dos museus (in)desejados, Luís Cunha (CRIA, Universidade do Minho);O Museu Nacional de Etnologia (Portugal) e as representações de Moçambique,João Sarmento (CECS, Universidade do Minho); Arte africana, tradição e contemporaneidade. Sequências, ruturas e (algumas) problematizações, José Carlos Venâncio (Universidade da Beira Interior) e Curadoria, narrativização e memorialização em coleções e exposições museológicas: algumas considerações para início de investigação, Lurdes Macedo (CECS, Universidade do Minho).

Investigadores apresentam comunicações sobre museus e exposições

A artista e investigadora Catarina Simão abriu as atividades da tarde com a conferência O Museu Nacional de Etnologia de Nampula no encalce da sua história: notas sobre a vida das suas imagens.

A artista e investigadora Catarina Simão e a professora Rosa Cabecinhas

A seguir, a sessão sobre os Cinemas português e moçambicano trouxe para mesa as comunicações: Do cinema ambulante em Portugal ao Kuxa Kanema em Moçambique: um olhar diacrónico sobre a história do cinema, Isabel Macedo e Eliseu Mabasso (CECS, Universidade do Minho; Universidade Eduardo Mondlane) e Cineastas emergentes em Portugal e Moçambique, Ana Cristina Pereira (CECS, Universidade do Minho). A apresentação de âmbito metodológico: Uma base de dados para a leitura e discussão de universos fílmicos, a partir de uma seleção das cinematografias moçambicana e portuguesa, Alice Balbé, Luís Camanho e Isabel Macedo (CECS, Universidade do Minho); e de análise fílmica: As sombras do passado colonial e as políticas de memória em Moçambique: reflexão a partir dos filmes O tempo dos leopardos e Uma memória em três actos, Edson Mugabe (Universidade Eduardo Mondlane).

Investigadores da mesa sobre cinema Ana Cristina Pereira, Edson Mugabe, Isabel Macedo e Alice Balbé (esquerda para direita)

O último painel temático abordou os desafios da Investigação, representações e cultura com as comunicações: Complexidade da Política de Financiamento de Pesquisas Científicas em Moçambique, Celestino Joanguete (Universidade Eduardo Mondlane); O Curandeiro e o novo testamento na obra de Paulina Chiziane, Martins Mapera (Universidade de Zambeze); O passado colonial como problema não encerrado na contemporaneidade. A descolonização mental como possibilidade intercultural. O caso do Museu Virtual da Lusofonia, Vítor de Sousa (CECS, Universidade do Minho); e A relevância das fontes históricas e autorais na mediação da memória. Um estudo exploratório com manuais escolares de história portugueses e moçambicanos, Luís Camanho e Alice Balbé (CECS, Universidade do Minho).

Investigadores apresentam comunicações sobre os desafios da pesquisa

A conferência de encerramento foi realizada pela professora Rosa Cabecinhas que é co-investigadora principal do Projeto, professora e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. A comunicação intitulada: Imagens e clivagens: um olhar diacrónico sobre as representações visuais do script de libertação nos manuais escolares moçambicanos apresentou os primeiros resultados da investigação em curso sobre os manuais de história moçambicanos e portugueses.

Professora Rosa Cabecinhas com o Professor Celestino Joanguete

O Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI integrou o programa do V Congresso Internacional sobre culturas: que cultura(s) para o século XXI? como pré-congresso. Após a conferência, os membros da equipa de investigação realizaram ainda uma reunião-geral.

Equipa projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal com o professor Urbano Sidoncha (UBI)