Catarina Simão é a convidada do Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades

O Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI terá como convidada a artista e investigadora Catarina Simão. A comunicação de Catarina Simão sob título “O Museu Nacional de Etnologia de Nampula no encalce da sua história: notas sobre a vida das suas imagens” será o ponto de partida para a discussão sobre a temática do seminário e a experiência da artista.

Catarina Simão (n.1972) é artista e investigadora, vive entre Lisboa e Maputo. Desde 2009 que o seu trabalho é apresentado internacionalmente em bienais de arte e museus, contribuindo também com conteúdos específicos para festivais de cinema, conferências e instituições académicas, tanto na Europa como em Moçambique. Atualmente, está a desenvolver um projeto que aborda histórica e criticamente a presença de arte Makonde em arquivos de imagem em museus ou outras coleções coloniais. Tem em preparação a exposição R-Humor, para a Galeria da Avenida da Índia em Lisboa, onde questionará a relação entre violência e conhecimento.



Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI será realizado no dia 5 de novembro de 2019 no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã em Portugal.

O programa completo pode ser consultado no site.

A entrada é livre.