Projeto promove o II Encontro Virtual: Museus Africanos de Etnologia e Antropologia no dia 28 de Junho

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) promove o II Encontro Virtual – Museus Africanos de Etnologia e Antropologia na próxima terça-feira, dia 28 de junho de 2022, a partir 9h (hora de Lisboa, Portugal).

O Encontro tem como objetivo promover o diálogo entre os diferentes diretores e técnicos de museus de quatro países lusófonos, nomeadamente, de Angola, o Museu Nacional de Antropologia e o Museu Regional da Huíla; de Cabo Verde, o Museu Etnográfico da Praia; da Guiné-Bissau, o Museu  Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, e de Moçambique, o Museu Nacional de Etnologia de Nampula, com os investigadores da área.

O evento está dividido por dois temas, a primeira parte sobre a “Inventariação, catalogação e conservação”, moderação de Débora G. Merali, e a segunda parte sobre “Formação de públicos e serviços educativos”, moderação de Lurdes Macedo. O acesso é livre. O Encontro será realizado através da plataforma Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83312125532

A comissão organizadora é dos investigadores do projeto Cultures Past & Present, João Sarmento (CECS/Universidade do Minho), Lurdes Macedo (CICANT/Universidade Lusófona) e Alda Costa (Universidade Eduardo Mondlane).

Esta iniciativa do Cultures Past&Present tem apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade Eduardo Mondlane e suporte Aga Khan Development Network e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT.

Chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas

Está aberta a chamada de trabalhos para a III Conferência Internacional Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas: encontros, trocas e desvios na diferença. A Conferência visa constituir-se como um espaço privilegiado de investigação, reflexão e debate em prol da investigação científica e cultural e irá decorrer na Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colômbia (UA), de 23 a 25 de novembro de 2022, no formato online. A propostas de trabalho podem ser submetidas até dia 15 de julho de 2022.

Dando seguimento às edições anteriores ocorridas no Instituto de Ciências da Educação de Luanda — ISCED-Luanda, Angola (2019), e na Universidade Zambeze — UniZambeze, Moçambique (2021), esta edição tem a particularidade de incorporar conteúdos da literatura, cultura e língua dos países do Caribe, Iberoamérica e África, em especial, dos países falantes do espanhol e do português e de ser antecedida por atividades e conversas de preparação no dito formato online durante os meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro.

Esta iniciativa envolve o CHAM — Centro de Humanidades, NOVA FCSH, Portugal; o Centro de Estudos Multidisciplinares (CEM) Eduardo Augusto Kambwa do Instituto Superior das Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), Angola; o Movimento Literário e Artístico Lev´Arte (Lev´Arte), Angola; a Universidade de Luanda, Faculdade de Artes (IUL-FaArtes), a Faculdade de Ciências Humanas da Universidad del Atántico (FCSH-UA), Barranquilla, Colômbia; a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) da Universidade Zambeze (UniZambeze), Moçambique; o Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (CECS/UMinho); Projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”(CECS/UMinho), a Universidade de Santiago (US), Cabo Verde; a Universidade Licungo (UniLicungo), Moçambique; a Universidad Autónoma de México (UAM); e o Projeto CONCHA (EU H2020-MSCA-RISE-2017 research and innovation programme under grant agreement Nº 777998).

Este evento científico irá homenagear Renato Cardoso (poeta, compositor e diplomata cabo-verdiano assassinado no dia 29 de setembro de 1989) e Roberto Burgos (cantor, narrador do Caribe colombiano, Prémio de Narrativa José María Arguedas da Casa da Américas 1º Prémio Nacional de Novela, falecido em 2018). A Conferência configura um espaço de diálogo e construção de redes de investigação internacionais, discutindo temas contemporâneos transversais a várias áreas do conhecimento, desde as políticas linguísticas, políticas jurídico económicas e socioculturais nos espaços caribenho, iberoamericano e africano de expressão oficial portuguesa, passando pela problematização crítica do conceito de lusofonia e hispanofonía, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita de mulheres no âmbito do(s) pensamento(s) e das lutas contemporâneas pelos seus direitos.

As propostas, que poderão ser em português, espanhol e inglês, devem incluir o título da comunicação, filiação institucional, o resumo (até 250 palavras), cinco palavras-chave, e uma breve nota biográfica (até 150 palavras). Devem ser submetidas para o email: literaturaslinguasculturas@gmail.com.

Chamada de trabalhos para Simpósio sobre Terra Sonâmbula

O ano de 2022 marca os 30 anos da publicação da obra “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, e em comemoração a esse aniversário será realizado o Simpósio sobre Terra Sonâmbula na Universidade Licungo, em Moçambique. A chamada de trabalhos está aberta a submissões de propostas de simpósios temáticos até dia 4 de julho.

O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, fazem parte da organização do evento.

Participam como convidados o escritor Mia Couto, professor Moisés de Lemos Martins (CECS/Universidade do Minho e PI-projeto Cultures Past &Present) e professor Severino Ngoenha, Universidade Técnica de Moçambique.

Temas para os simpósios:

  1. Cultura, Educação, Ciência, Saúde, Língua e Literatura.
  2. Cultura, Política, Paz, Democracia e Combate a Desigualdades.
  3. Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidade
  4. Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias.
  5. Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares.
  6. Cultura, Sociedade, Ambiente e Mudanças Climáticas

Mais informações sobre a chamada de trabalho estão disponíveis no site do evento. Submissão de resumos: aqui

Organização e parceiros:

Universidade Licungo, Instituto Camões, Fundação Fernando Leite Couto, Índico, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Projeto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal e Rede Aga Khan para o desenvolvimento.