Tertúlia com exibição do filme “Enviado Especial”

No próximo dia 19 de julho, será realizada a exibição do filme “Enviado Especial” com a presença da realizadora Nalini Elvino de Sousa, investigadores e realizadores na Universidade Nova de Lisboa. A tertúlia organizada pelo projeto Cultures Past & Present, conta com as investigadoras Ana Cristina Pereira (CECS/UM) e Maria Paula Meneses (CES/UC), os realizadores moçambicanos Isabel Noronha e Camilo de Sousa e a moderação de Maria do Carmo Piçarra (ICNOVA-INL/ UAL).

O documentário é sobre a história de vida de Aquino de Bragança, intelectual e jornalista que lutou contra o colonialismo e pela paz e independência dos países africanos junto com líderes dos movimentos de libertação. A amizade com Samora Machel também é tratada no filme, selada pelo acidente de aviação em que os dois perderam a vida, em 1986.

A sessão terá lugar no Auditório 1, Torre B da FCSH-Universidade Nova de Lisboa (Av. de Berna, 26-C), às 17:30. Entrada livre.

Feira do Livro de Braga: apresentação do Museu Virtual da Lusofonia

No dia 4 de julho, pelas 18h30, os investigadores Vítor de Sousa, Isabel Macedo, Pedro Costa e Fernando Lopes debaterão as potencialidades do Museu Virtual da Lusofonia na (re)construção da memória coletiva.

Museu Virtual da Lusofonia é uma plataforma de cooperação académica, em ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e das suas diásporas, que se estende à Galiza e a Macau. Integra universidades, com projetos de investigação e de ensino pós-graduado na área das Ciências da Comunicação e dos Estudos Culturais, associações culturais e artísticas, na construção e no aprofundamento de uma comunidade lusófona. Pretende ser um mecanismo que convide à participação ativa dos cidadãos, na disponibilização de registos, no comentário às ‘obras’ preservadas no museu, na (re)construção de uma memória coletiva.

A Feira do Livro de Braga 2019 realiza-se de 28 de Junho a 14 de Julho. O certame terá lugar na ‘Avenida Literária’ situada na rua Dr. Justino Cruz, Rua Francisco Sanches e no Largo São João do Souto, no centro histórico da cidade.