Dezembro de 1996
1 - Anunciado o nome do primeiro “provedor do leitor” no Diário de Notícias - Mário Mesquita - bem como o respectivo estatuto.
5 - O ‘Público’ revela existir grande descontentamento na redacção da RTP-Porto, pelo facto de a quase totalidade do serviço ser há vários anos assegurado por trabalhadores sem vínculo à empresa.
5 - Ao fim de 37 números, o semanário ‘Já’ suspende a publicação, anunciando voltar às bancas remodelado em 9 de Janeiro.
7 - O ‘Expresso’ revela a intenção da Administração da TVI de criar uma empresa fornecedora dos serviços informativos do canal, constituída pelos actuais jornalistas da empresa, medida que desencadeará forte oposição da Direcção de Informação e do Conselho de Redacção.
9 - A Câmara de Coimbra aprova um projecto, a concretizar a partir do final do primeiro trimestre de 1997, com vista a criar uma imagoteca que preserve a memória da cidade.
10 - Todas as rádios e televisões nacionais transmitem, a partir de Oslo, a cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz a Ramos Horta e Ximenes Belo.
11 - Lançado em Lisboa o Programa Gulbenkian de Formação de Jornalistas de Ciência e Tecnologia, com a duração de três anos e dirigido por José Vítor Malheiros, jornalista do ‘Público’.
15 - Estreia no horário nobre da TVI a novela “Xica da Silva”, realizada por Walter Avancini para a Rede Manchete e que marca a inversão de lógica de programação da TV de inspiração cristã (que apostava, até aqui, em séries de qualidade neste espaço).
15 - A Rádio Comercial associa-se à iniciativa da UNICEF para celebrar o Dia Internacional de Rádio e Televisão Dedicado às Crianças.
15 - Termina na Guiné Bissau uma reunião da sub-comissão mista de cooperação., com um acordo que assegura a Portugal a construção de um retransmissor que permitirá que as emissões da RTPi atinjam todo o território daquele país.
16 - Iniciam-se as emissões experimentais de teletexto na RTP, o primeiro serviço deste género no país. Apenas 20% dos lares estarão preparados para o receber.
16 - Reunião do Conselho de Ministros da Cultura e do Audiovisual da União Europeia debate a violência na TV.
16 - Demite-se o chefe de redacção de ‘A Capital’, sinal, segundo o ‘Público’, de um certo mal-estar na Redacção relativamente à actuação da directora do jornal, Helena Sanches Osório.
18 - Seminário promovido pelo Programa Educação para Todos, debate na FIL, em Lisboa, o problema da violência. Nele se divulgam os resultados de um estudo com cinco mil adolescentes (11 a 15 anos) que consideram a SIC o canal mais violento e que os programas mais violentos deveriam ser programados para depois das duas horas da manhã.
19 - Acordado numa reunião entre o Governo e os três operadores de TV que a partir de Janeiro de 1997 a RTP1 passaria a ter um máximo de 7,5 minutos de publicidade por hora e a RTP2 ficaria sem anúncios comerciais.
28 - Em declarações ao ‘Expresso’, o director de informação da RTP considera as medidas acordadas no dia 19 ‘uma medida administrativa para resolver a má gestão dos [canais] privados”.
30 - O DN comemora os 132 anos de vida, definindo como meta para 1997 posicionar-se como líder entre os diários de referência.
Internacional
2 - Abre em Genebra a conferência diplomática da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, onde se confrontam a perspectiva dos direitos de autor e a do direito à informação.
4 - Encerra na Holanda o canal de desporto, que havia iniciado as emissões em 18 de Agosto anterior, com apoios da Philips, da Federação Holandesa de Futebol, etc, e que levava já perto de oito milhões de contos de prejuízos.
13 - Segundo noticia ‘El País’, começa a funcionar em Hilversum, na Holanda, uma rádio que só pode ser captada através da Internet.
14 - Um estudo da Associação para a Investigação em Meios de Comunicação (de Espanha) indica que o número de espanhóis com acesso à Internet quase que duplicou entre Janeiro e Novembro do corrente ano, passando de 487 a 802 mil.
16 - Inicia-se em Pamplona, Espanha, um Congresso Internacional sobre Meios de Comunicação na Internet, no qual participam alguns dos nomes mais significativos nesta área, oriundos da Europa e da América e que se destina a discutir as repercussões das novas tecnologias, em particular da Internet, na comunicação.
17 - A ONU proclama o dia 21 de Novembro Dia Mundial da Televisão, em homenagem ao Fórum Mundial de Televisão que teve lugar naquela data sob os auspícios das Nações Unidas.