Outubro de 1996
1 - O DN passa a incluir na sua página da Internet uma secção de anúncios classificados, independente dos classificados da edição impressa.
2 - A Comissão Europeia, perante queixa da SIC, considera legais os subsídios do Estado à RTP, exigindo contudo mais transparência nas contas anuais da empresa.
3 - O Sindicato dos Jornalistas reprova publicamente práticas jornalísticas violadoras da ética profissional (caso do Dantas, no ‘Semanário’, e o simulacro de referendo na SIC, bem como as violações da vida privada de cidadãos comuns). Insurge-se igualmente contra as discriminações praticadas pelos dirigentes do Futebol Clube do Porto contra vários órgãos de informação.
4 - O presidente Jorge Sampaio intervém no primeiro de uma série de encontros com jornalistas, promovido pelo respectivo Sindicato, em Lisboa.
6 - A RTP1 emite um documentário sobre os seus 40 anos de vida, enquanto que a RTP2 inicia a emissão de uma série sobre a história do século XX, intitulada “O nosso século”.
7 - Inaugurado no Freixial (município de Loures) o ANIM - Arquivo Nacional de Imagnes em Movimento, um serviço da Cinemateca Nacional.
9 - A AACS divulga uma posição em que manifesta preocupação pela devassa da vida privada e familiar por parte de alguns órgãos de informação.
10 - Realiza-se em Lisboa um Fórum sobre Justiça e Comunicação Social, com a participação de juristas, políticos e jornalistas.
11 - O “Diário de Notícias” da Madeira completa 120 anos de vida.
12 - O ‘Público’ revela que o Governo está a preparar alterações à Lei da Publicidade, nomeadamente no que se refere à publicidade televisiva, enquanto o ‘Expresso’ traça um quadro negro do sector, derivado do dumping praticado pelas TV’s e da drenagem de publicidade na imprensa.
12 - O Parlamento Europeu (PE) abandona as suas pretensões a uma limitação mais estrita do número de programas norte-americanos exibidos nas televisões europeias, ao não serem conseguidos os votos suficientes para reforçar as quotas audiovisuais em favor das obras produzidas nos países da União Europeia.
13 - “O carteiro de Pablo Neruda”, de Michael Radford, completa um ano de exibição no cinema Mundial, em Lisboa, registando 125 mil entradas (casos anteriores no país: “Música no Coração”, nos anos 60 e “Trinita Cowboy Insolente”, na década de 70).
14 - A Comissão de Reflexão sobre o Futuro da Televisão aprova o seu relatório final, no qual defende a descentralização do sistema televisivo, a recuperação da missão e filosofia do serviço púbico, a transformação do grupo RTP numa ‘holding’ e a codificação da RTP2.
14 - A Associação Portuguesa de Espectadores de Televisão (APET) insurge-se, em comunicado, contra o facto de não ter sido consultada pela Comissão de Reflexão sobre o Futuro da TV e pelo alegado desvirtuamento do serviço público contido nas propostas da referida Comissão.
15 - Audição parlamentar solicitada pelo PSD sobre o estado da televisão pública. O jornal ‘Público’ revela plano de reestruturação da RTP.
15 - A RTP passa a ser captada directamente em diversas cidades açorianas.
15 - A SIC inicia a difusão de uma mini-série sobre o ex-corretor da Bolsa de Lisboa, Pedro Caldeira, na véspera do seu julgamento, facto que desencadeia numerosas críticas nos meios da magistratura, das associações de telespectadores e jornalísticos.
15 - Inicia-se no Porto e em Lisboa um ciclo de cinema sobre comunicação social, promovido pelo DN.
15 - O DN revela dados do Eurostat indiciadores de uma ligeira recuperação do cinema e de um domínio claro da TV e do vídeo no sector audiovisual da União Europeia.
16 - O comissário europeu de Política Audiovisual, Marcelino Oreja, entrega à Comissão um livro verde sobre novos serviços de comunicação, especialmente de televisão digital, como ‘vídeo à lista’.
18 - Demite-se a Direcção de Informação da TVI, alegando pressões por parte de um dos administradores da empresa.
18 - Surge em Ponta Delgada o primeiro número de um novo semanário, o “Jornal das Ilhas”.
26 - Realiza-se em Fátima o VII Encontro Nacional de Rádios, sob o lema “A lusofonia como meio de diálogo e encontro de culturas”, durante o qual é criada a Vox - uma associação de rádios da ARIC e outras de expressão portuguesa.
26 - Divulgada a posição do Instituto do Consumidor que considera ilícitos alguns separadores de publicidade emitidos pela SIC.
26 - Sai o número zero de uma nova revista editada pelo grupo Impala, direccionada para os adolescentes e intitulada “100% Jovem”.
28 - Começa a emitir na região de Lisboa uma nova estação de rádio, a “Central”, dirigida por António Macedo e incluindo conhecidos profissionais recrutados noutros órgãos de comunicação.
28 - Toma posse a nova Direcção Editorial do ‘Público’.
29 - O presidente do CA da RTP rejeita a criação de uma holding e a concentração do serviço público num só canal, posições defendidas pela Comissão de Reflexão sobre o Futuro da TV.
Internacional
3 - O Grupo brasileiro Globo lança um canal da TV por cabo, a Globonews, especializado em informação, que ficará no ar 24 horas por dia.
7 - O jornal inglês “The Independent” comemora o décimo aniversário, numa luta difícil pela sobrevivência entre os jornais de qualidade.
7 - Rupert Murdoch, magnata dos media, lança a Fox News Channel, cadeia de TV dedicada exclusivamente à informação e pretendendo competir directamente com a CNN.
9 - O director do tablóide inglês ‘The Sun’ pede desculpas públicas à princesa Diana, por ter revelado imagens sobre alegadas brincadeiras amorosas com o major Hewitt, tiradas de um vídeo forjado.
10 - É lançado em toda a Europa o 30º álbum das aventuras de Astérix, intitulado “O Pesadelo de Obélix”. Tiragem: oito milhões de exemplares.
10 - O Presidente da Comissão Britânica que trata das Queixas contra os abusos da Imprensa adverte os jornais que os abusos na procura e divulgação de informações sobre a família real poderão levar à imposição de um código de conduta obrigatório.
15 - A empresa proprietária do Canal Plus, em Espanha (Sogecable) anuncia o lançamento de uma plataforma digital de serviços de televisão ‘pay per view’, via satélite, com acesso a 20 canais, a operar a partir de Janeiro de 1997.
19 - “El País” recebe o máximo galardão - Prémio para o Melhor Design - e o Prémio Especial do Júri e ainda quatro das medalhas de ouro para a qualidade da imprensa internacional no Congresso da Society of Newspapers Design, em Indianápolis.
20 - Gabriel Garcia Marquez assina em “El País” um importante artigo intitulado “El mejor oficio del mundo”, sobre o papel do jornalista hoje.