Setembro de 1996

2 - A SIC começa a emitir a telenovela ‘O Rei do Gado’, que rapidamente se posiciona em primeiro lugar na tabela de audiências.

4 - Iniciam-se as comemorações do 40º aniversário da RTP, evocando as primeiras emissões experimentais a partir da Feira Popular de Lisboa.

6 - Anunciada a demissão do director de “O Independente”, Isaías Gomes Pereira.

9 - Constança Cunha e Sá é nomeada directora de ‘O Independente”, passando Vasco Pulido Valente a coordenar o caderno ‘Vida’.

11 - Inicia-se mais uma edição da Mostra Atlântica de Televisão, organizada pela RTP-Açores e dedicada ao mar e aos oceanos.

12 - A SIC e os jornais “A Bola” e “Record” são aconselhados pelo presidente do F. C. Porto a não irem ao Estádio das Antes, a fim de evitarem “incidentes desagradáveis”.

12 - Dirigentes da TV sueca SBS aliados à SOCI (proprietária de ‘O Independente’) reúnem com a direcção da TVI para uma eventual entrada no capital da empresa, como parceiro estratégico.

16 - A Lusomundo anuncia a associação do grupo aos brasileiros da Tevecap e aos norte-americanos da Falcon International Communications e do Chase Manhattan Bank para projectos na área da “pay TV”.

16 - A Agência Lusa passa a disponibilizar um serviço de notícias em inglês na Internet, de acesso gratuito e disponibilizado a partir de Macau (www.lusa.pt/lusa/lusanews)

18 - A RTP e o Ministério da Cultura assinam um protocolo para co-financiamento, respectivamente, de filmes e projectos de ficção e documentário.

22 - Emídio Rangel responde às ofensas da coluna do Dantas (pseudónimo), do “Semanário”, agredindo o presidente do Conselho de Administração deste jornal.

23 - O DN inicia a segunda fase da sua renovação, com um espaço voltado para as preocupações dos leitores e anunciando o nome de Ribeiro Ferreira para director-adjunto.

24 - Inicia-se a nova grelha de programas da RTP, a primeira da responsabilidade da equipa de Joaquim Furtado, no ano das comemorações dos 40 anos da empresa e da televisão em Portugal: redução do número de telenovelas e intenção anunciada de abandono do confronto directo com a SIC.

25 - Anunciada a aceitação do convite a Nicolau Santos para assumir as funções de director do ‘Público’.

26 - Estreia-se na SIC uma série de episódios sobre a história do século XX, intitulada “O Século do Povo”, a qual marca também a estreia de Mário Soares como comentador de televisão.

29 - Fim de uma campanha de quatro dias na SIC, estimulando os espectadores a pronunciar-se por telefone sobre se são ou não favoráveis ao recurso à pena de morte, colocando em alternativa a rápida libertação de criminosos acusados de crimes violentos.
Internacional

1 - As estações de TV canadianas passam a ser obrigadas a codificar a sua programação em ordem a permitir o funcionamento do dispositivo V-chip (bloqueador de conteúdos).

2 - É lançada em São Paulo a revista “Raça Brasil”, que toma os negros como seus protagonistas e que se transforma num dos maiores sucessos editoriais do país.

10 - O Tribunal de Justiça Europeu condena a Bélgica e o Reino Unido por violação de disposições da directiva Televisão Sem Fronteiras, relativa à livre circulação de emissões.

11 - Segundo o ranking de magnatas dos media, publicado pela revista norte-americana “Vanity Fair”, Bill Gates destronou Rupert Murdoch no primeiro lugar entre os 50 líderes mundiais no sector dos media.