Julho de 1996

1 - O jornalista da SIC Carneiro Jacinto passa a exercer o cargo de adido de imprensa da Embaixada de Portugal em Washington.

1 - A Assembleia Geral da TVI aprova uma operação de engenharia financeira que prevê uma diminuição do capital social de 45 por cento, seguida de um aumento de capital. Alguns accionistas impedidos de participar anunciam a intenção de impugnar as decisões tomadas.

4 - O secretário de Estado da Comunicação Social anuncia para breve a criação de um serviço noticioso para as rádios locais e imprensa regional, prestado via Internet ou por satélite.

4 - Divulgado que a RTP está envolvida em dois projectos financiados pela UE: criação, com outras TV’s da Europa, de um banco de imagens em suporte digital e outro de restauro de material audiovisual de arquivo.

4 - O presidente da Assembleia da República apresenta na AACS um protesto contra a SIC, por esta estação ter alegadamente ridicularizado o Parlamento, aquando da votação do chamado totonegócio.

5 - A Associação de Defesa do Consumidor, a Associação Portuguesa de Espectadores de Televisão e a Associação de Telespectadores apelam para a constituição rápida de um organismo idóneo de tutela da actividade de audimetria em Portugal.

8 - A Comissão Paritária da Carteira Profissional de Jornalistas revalida o primeiro documento, na sequência de um impasse que durava há três anos.

10 - Inicia-se em Lisboa o Fórum da Comunicação, uma iniciativa dos meios de comunicação do Estado, que reúne os operadores nacionais e oficiais dos sete países lusófonos. O ministro Jorge Coelho anuncia um novo canal de TV: o RTP África.

16 - Relatório da Comissão Europeia indica que uma grande maioria dos canais de TV europeus difundiram em 1994 mais de 50 por cento de obras europeias nos seus programas.

17 - É entregue na Assembleia da República uma petição subscrita por perto de cem mil pessoas, em defesa dos valores nacionais, éticos e religiosos, e desencadeada pelo sketch da “Últma Ceia”, de Herman José.

22 - O director do DN anuncia a institucionalização do cargo de ombudsman ou provedor do leitor naquele diário.

25 - A Jornalgeste, holding da Lusomundo para a comunicação social, aliena a posição de cerca de 2 por cento na Independent Newspaper, da Irlanda. A ligação estratégica entre os dois grupos mantém-se.

28 - O JN surge como o líder da audiência média de jornais, de acordo com o estudo Bareme-Imprensa 96 relativo ao segundo trimestre deste ano, da Marktest.

30 - É entregue à Administração da RTP um abaixo-assinado defendendo a produção regular de teatro português na TV, subscrito por mais de 150 actores.

31 - A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) anuncia ter recusado incluir nas suas actividades entidades externas, tais como a Associação de Telespectadores


Internacional

5 - Constituído o maior grupo europeu do audiovisual, através do acordo assinado entre a CLT (Compagnie Luxembourgeoise de Télédifusion) e o grupo alemão Bertelsmann.
10 - Um crítico literário e escritor, Enzo Siciliano, próximo de Moravia e Pasolini,é escolhido para presidente da RAI.

11 - Anunciada a decisão das companhias norte-americanas de TV por cabo de fornecer gratuitamente às escolas primárias e secundárias do país equipamento de alta velocidade para ligação à Internet, nomeadamente sistemas de modem via cabo.

15 - Primeira emissão da nova estação de TV norte-americana MS-NBC, que resultou da união de esforços entre a Microsoft e a NBC.

26 - Termina uma semana de demonstrações de serviços avançados de TV digital, organizada pela Hispasat e seguidas em 26 pontos de nove países europeus.

26 - Os grupos Kirch e Bertelsmann anunciam um acordo para o desenvolvimento de um modelo comum de descodificador para a recepção dos respectivos canais de TV digital.