Junho de 1996

1 - Segundo o ‘Expresso’, existirão em Portugal no final do ano entre 35 e 40 mil utilizadores (pagantes) da Internet.

5 - O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei que prevê o financiamento das rádios locais pelos municípios.

8 - Espectáculo musical organizado em Goradze pela RDP para os militares estacionados na Bósnia.

10 - A TVI inicia alterações importantes na sua grelha de programas.

11 - Ministros da Cultura da União Europeia decidem no Luxemburgo a obrigatoriedade de as TV’s transmitirem uma proporção maioritária de produções europeias, “sempre que seja possível”.

12 - O ‘Publico’ anuncia a criação de uma edição semanal destinada aos leitores residentes no estrangeiro.

15 - Reunião em Lisboa para constituir uma sociedade anónima para o lançamento de um novo semanário nacional das regiões e de uma agência de publicidade.

18 - Completam-se cem anos sobre a primeira projecção de cinema em Portugal, sendo o facto assinalado na Antena Um com uma emissão dedicada à sétima. O ‘DN’ estabelece uma ligação entre o facto de Aurélio Paz dos Reis ser maçon e o facto de os irmãos Lumière também serem.

18 - Assembleia Geral da SIC decide por unanimidade o afastamento do sócio Jacques Rodrigues do Conselho de Administração da empresa.

20 - O cineasta Fonseca e Costa denuncia, no ‘Público’, o comportamento da Lusomundo de não passar o seu filme “Cinco Dias, Cinco Noites” senão em seis das 80 salas que possui no país, não sendo nenhuma das que aquele grupo de comunicação detém nas grandes superfícies comerciais.

21 - Divulgada na Imprensa a posição do Provedor de Justiça, recomendando que os dois canais televisivos do operador público sejam difundidos nas regiões autónomas.

23 - O ministro da Ciência anuncia, na conferência do Livro Verde para a Sociedade da Informação, em Sintra, a intenção de alargar a RCCN ao ensino não superior e introduzir uma taxa moderadora de acesso à Internet por parte das escolas básicas e secundárias.

24 - Anunciado que o historiador José Freire Antunes vai dirigir, a partir de Setembro, uma revista de informação geral (que pretende concorrer com o ‘Expresso’).

24 - Reunião entre o secretário de Estado da Comunicação Social e os presidentes dos três operadores de TV. Temas em análise: credibilidade da audimetria e violência televisiva.

26 - A ‘TV Guia’ lança o número 0 de uma nova revista mensal - a ‘TV Filmes’ - dedicada aos filmes emitidos pelos canais de TV.

26 - A União Europeia assina em Estrasburgo a Convenção do Conselho da Europa sobre Direitos de Autor e direitos conexos, no quadro da TV Sem Fronteiras.


Internacional

8 - Segundo um estudo da Carat, referido no ‘Expresso’, nos últimos 15 anos, o número de estações de TV hertzianas na Europa aumentou 100% (sendo agora de 185), o número de rádios 350 % (8012 estações), o de diários 30 % (8983 títulos) e o de magazines 80%.

12 - O Tribunal Federal de Filadélfia (EUA) decreta a suspensão da aplicação do Communications Decency Act, considerando que esta lei restringe a liberdade de expressão na Internet. O Governo norte-americano anuncia a intenção de recorrer da decisão para o Supremo Tribunal.

16 - O presidente da República italiana, Oscar Scalfaro, envia uma carta ao primeiro-ministro Romano Prodi, denunciando a violência televisiva, nomeadamente nos telejornais, e a degradação de algumas emissões.

20 - O Grupo PRISA, que edita o diário ‘El País’ aprova as contas relativas ao exercício de 1995 com um lucro líquido de cerca de 6,5 milhões de contos, 77 por cento mais que no ano anterior. O grupo anuncia para dentro de um ano o lançamento da TV digital, com uma oferta de 25 canais.