Maio de 1996
4 - O ‘Expresso’ revela que Freitas Cruz se desligou da Lusomundo para se jubilar, transferindo para a Jornalgeste (daquele grupo) a tranche de 30 por cento que detinha no JN.
4 - Tornado público um conflito entre o dono do grupo Impala, Jacques Rodriges, e o dono da Soincom, Pinto Balsemão, ambos parceiros no capital da SIC. Motivo: acusação do primeiro de que a estação de Carnaxide plagiou uma iniciativa da sua revista “Nova gente” com o espectáculo dos “Globos de Ouro”.
4 - O patrocinador do programa “Parabéns”, de Herman José, a empressa de ‘express mail’ DHL, decide não prolongar o patrocínio do programa, sugerindo-se uma ligação entre esta decisão e a polémica sobre a “Última Ceia”.
6 - Apresentado pelo Secretariado para a Modernização Administrativa o INFOCID, um sistema on line de informação ao cidadão, através de quiosques multimedia e acessível através da Internet.
6 - O Conselho de Administração da RTP nomeia uma comissão para preparar as comemorações dos 40 anos de TV em Portugal.
8 - O Conselho de Opinião da RTP aprova ‘magna carta’ do serviço público de televisão, elaborada por António-Pedro Vasconcelos e José Manuel Nunes.
9 - É anunciada a intenção da TVI de exigir ao Governo a correcção da “situação de desigualdade” que, segundo os responsáveis da estação, tem vindo a causar prejuízos da ordem do 1,2 milhões de contos anuais, face aos canais concorrentes.
9 - D. Maurílio Gouveia, bispo de Évora e presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais considera que o programa “Ousadias” (SIC), de Teresa Guilherme, constituiu uma “agressão à liberdade religiosa e inserido numa “campanha planificada com o objectivo de ridicularizar a Igreja.
9 - O grupo multimedia espanhol Prisa negoceia com o grupo Lusomundo e a Warner Theaters Internacional a sua entrada no capital da Warner Lusomundo Cines de España, através da aquisição de um terço do capital, o que permitirá a esta investir na criação de 20 novas salas nos próximos quatro anos.
11 - Divulgado que o prejuízo da TVI em 1995 foi da ordem dos 4,85 milhões de contos e que o capital social da empresa foi já quase absorvido pelos prejuízos.
12 - Um conjunto de 30 profissionais ligados ao audiovisual (e ao teatro) divulga um documento, com o qual pretende contribuir para a definição de uma nova política no sector, “global e coerente”.
15 - O governo português inaugura a sua página na Internet (www.pcm.gov.pt).
16 - A ONU atribui ao “Diário de Notícias” uma medalha de prata comemorativa do 50º aniversário da organização, em reconhecimento pela “colaboração especial” recebida do jornal.
16 - Inaugura-se, na SIC, o programa Grande Reportagem, com um trabalho considerado de grande qualidade jornalística de Cândida Pinto.
17 - A “Nova” (organização que agrupa os meios de comunicação da Igreja Católica) abandona a Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação, devido à oposição da AID e AIND em admitir a entrada da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.
17 - A ECOTEL, uma das empresas de audimetria, solicita um inquérito à Procuradoria-Geral da República, em reacção a uma notícia de “O Independente” desse dia que sugeria que aquela empresa poderia estar a influenciar os resultados a favor da SIC.
18 - O “Expresso” divulga estudo da Marktest que indica que, em 1995, 98,5% dos portugueses tinham televisão em casa, 50,2 aparelhagem ‘hi-fi’ e 10,8 câmara vídeo.
19 - Dia Mundial das Comunicações Sociais, promovido pela Igreja Católica
20 - O secretário de Estado da Comunicação Social diz em Coimbra que a TV regional “não é matéria para os próximos anos”.
22 - O Parlamento Europeu aprova uma resolução sobre o acesso dos cidadãos à transmissão televisiva dos acontecimentos desportivos.
22 - Um grupo de dez realizadores e autores dramáticos apresenta na RTP um documento com o objectivo de promover uma nova dramaturgia portuguesa para televisão.
24 - Abre em Viana do Castelo o primeiro Congresso Luso-Galaico de Imprensa Regional, promovido pela UNIR.
26 - Numa entrevista ao PÚBLICO, Carlos Cruz, novo director de Antena da TVI, diz que, se não conseguir que o canal obtenha um share de 20% até Dezembro, se vai embora.
27 - Estreia na RTP1, em prime time, a novela ‘Primeiro Amor’.
28 - A TV Cabo anuncia a intenção de criar um canal para transmitir as sessões da Assembleia da República, um outro só de notícias e um terceiro direccionado para as escolas secundárias e universitárias.
30 - Anunciada a decisão da Rádio Renascença de vetar um anúncio de promoção da nova telenovela ‘Primeiro Amor’.
30 - Lançamento do livro de Nuno Cintra Torres, ‘Televisão e Política’.
Internacional
4- O diário espanhol ‘El País’ completa vinte anos de vida, sendo lido diariamente por perto de milhão e meio de pessoas (número que se eleva ao dobro aos domingos) e inaugura a sua edição electrónica.
6 - O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) estreia no mesmo dia três telenovelas para fazer frente ao domínio da TV Globo, que lança também uma.
20 - Um anúncio integralmente filmado no espaço por astronautas russos para a Pepsi Cola.
20 - A IBM, a Apple, a Oracle, a Sun Mycrosystems e a Netscape anunciam na Califórnia (EUA) o desenvolvimento conjunto de uma nova geração de computadores de baixo preço, criado especialmente para navegar na Internet e a esta poder ir buscar todo o software de que precise.