Janeiro de 1995
2 - A TV2 inicia nova grelha de programas, que privilegia os espectáculos de ópera, bailado, teatro, cinema, a “grande ficção”, os documentários e a informação. Desporto apenas aos sábados à noite, dando atenção a modalidades que não arrastam tantas multidões. A TV2 é definida como “o canal para as grandes minorias”.
5 - O Tribunal Constitucional anuncia a aprovação de um acórdão que considera não terem fundamento as dúvidas acerca da constitucionalidade das alterações à Lei de Imprensa, que haviam sido formuladas pelo Presidente da República.
6 - O primeiro-ministro Cavaco Silva escreve ao presidente da Assembleia da República queixando-se de uma investigação a que o “Expresso” o submetera, por causa de umas obras que havia feito na sua residência particular e solicitando um debate acerca da invasão da vida privada de figuras públicas por jornalistas.
9 - Seminário organizado pela Fundação Gulbenkian sobre “Direitos da Pessoa e Comunicação Social”, na qual é defendida a criação da figura do Provedor da Comunicação Social, em substituição da actual Alta Autoridade, a escolher conjuntamente pelas instituições ligadas ao sector, numa primeira fase, e pela Assembleia República, na fase final. Vários artigos sobre o tema do seminário publicados na Imprensa.
12 - A Administração da RTP decide pôr um processo judicial contra a TV Globo, por este grupo brasileiro de comunicação ter alegadamente violado o contrato de preferência na escolha de telenovelas, que assinara com a estação pública portuguesa
14 - O “Expresso” inicia a publicação de uma história do cinema em fascículos. A iniciativa, intitulada “Os anos do cinema”, destina-se a evocar os cem anos da “sétima arte”.
16- O Decreto-lei 6/95(A) introduz alterações ao Código da Publicidade, que apontam, de modo geral, no sentido do reforço das obrigações dos operadores televisivos. Por exemplo, a obrigatoriedade da inserção de um separador entre programas e proibição da publicidade de conteúdo político ou religioso.
20 - A Radiodifusão Portuguesa inicia as suas emissões para Timor.
23 - A SIC inicia a transmissão em horário nobre da telenovela “Irmãos Coragem”, enquanto os últimos episódios de “A Viagem” atingem, destacados, a liderança dos programas televisivos de todos os canais. A telenovela “74.5 - Uma onda no ar”, recém-estreada no Canal 1, não figura nos primeiros 20 programas mais vistos.
25 - O ex-director do “Jornal de Notícias” e actual presidente da RTP, Freitas Cruz, e o arquitecto Pulido Valente, são condenados no Tribunal da Relação do Porto por crime de difamação e abuso da liberdade de imprensa na pessoa do presidente da Câmara local, Fernando Gomes.
26 - O Governo publica no ‘Diário da República’ algumas medidas de apoio ao cinema.
27 - O presidente do Conselho de Administração da RTP revela ao ‘Público’ que o déficit acumulado da empresa, no fecho das contas de 1994, se eleva a 25 milhões de contos, manifestando o empenho em atingir o equilíbrio financeiro em 1998, com a condição de o Estado assumir os encargos com a TV2.
Internacional
6. As autoridades da Noruega proíbem os clubes de vídeo de alugar filmes violentos que estejam já impedidos de passar nas televisões, devido ao seu conteúdo.
26 - Decorre em Angoulême (França) o 22º Salão Internacional de Banda Desenhada, o qual conta com a presença de cerca de cem mil participantes, 300 autores e milhares de jornalistas.