Julho de 1995

- Lançado o primeiro número da revista ‘Cyber.net’, dirigida por Paulo Bastos e ligada à TVI e às revistas Fórum Estudante e Descobrir.

1 - Alguns diários aumentam o seu preço de capa, em resultado directo dos graves problemas registados no sector do fornecimento de papel.

1- Revelado que a SIC pretende discutir com o ministro que tutela o sector da comunicação social a participação em força daquela estação na RTP-I, alterando a sua posição de exigir do Estado um pagamento pelos programas a emitir naquele canal público.

2 - Segundo um artigo do ‘Público’, os mais influentes jornais diários espanhóis e portugueses dedicam em média menos de 0,5 por cento do seu espaço noticioso ao país vizinho, dando muito mais importância ao que se passa em França, Reino Unido ou Alemanha. O estudo foi feito por iniciativa da secção espanhola da Associação dos Jornalistas Europeus.

4 - Começa o Encontro Internacional de Educação para os Media e IV Congresso Internacional de Pedagogia da Imagem, na Corunha, com forte delegação portuguesa.

7 - Morre, aos 64 anos, o jornalista desportivo José Neves de Sousa.

11 - O PSR anuncia, num texto programático com vista ao próximo acto eleitoral, defender um dia por semana sem televisão, seguindo, dessa forma, o exemplo do que é praticado na Islândia.

12 - A SIC e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa assinam um protocolo de colaboração visando “estimular a reflexão sobre o jornalismo, promover acções de formação e incrementar a investigação científica sobre problemáticas relacionadas com o jornalismo, a imprensa e os meios de comunicação social”.

19 - A RTP assina com a empresa Olivedesportos um contrato pelo qual passa a beneficiar dos direitos exclusivos de transmissão directa de 200 jogos do campeonato nacional de futebol e da selecção nacional, para além dos resumos. A verba envolvida ascende aos seis milhões de contos.

21 - “O Independente” revela que o Tribunal da Relação de Lisboa considera o termo “telejornal” como designando todos os serviços noticiosos televisivos, não podendo ser tido como exclusivo de um dos operadores. A queixa havia sido apresentada pela RTP contra a TVI.

22 - É divulgada uma proposta da APET (Associação Portuguesa de Espectadores de Televisão), na qual esta Associação propõe a privatização do Canal 1 e o alargamento do serviço público a todos os operadores interessados. A APET propõe ainda que o horário nobre seja alargado até às 23.30.

28 - O Presidente da República promulga a lei que obriga os canais privados de TV a transmitir tempos de antena eleitorais. A SIC declara admitir a possibilidade de não cumprir a lei, por considerar que ela protege a RTP, obrigada à prestação do serviço público e, sobretudo, que o alvará e a lei da televisão não prevêem este tipo de serviço.

Internacional

2 - Na sequência de dois anos de trabalho da sua comissão de conteúdos televisivos, o Senado espanhol acordou por unanimidade a criação do cargo de “provedor do telespectador”, uma autoridade independente, capaz de formar opinião através da elaboração de critérios sobre programação.

6 - O tribunal federal de recurso de Karlsruhe alemão proíbe uma campanha de publicidade da Benetton, por considerar que esta empresa viola as leis da concorrência, ao explorar o sofrimento humano.

7 - Anunciada na imprensa o rompimento do contrato de publicidade da Coca Cola-Europa com a multinacional McCann Erickson, passando aquela a recorrer aos serviços da rede de agências francesas Publicis FCB.

9 - Naquele que viria a ser considerado pela “Time” como o fenómeno editorial do ano, a Penguin lança no mercado mini-livros a meia libra cada um, vendendo 4,4 milhões de exemplares em apenas nove semanas e mostrando que muitas pessoas afinal não lêem não tanto por falta de tempo, mas de dinheiro.

31 - A Walt Disney anuncia a compra da Capital Cities, detentora da ABC Television Network, com 225 filiadas e que chega a casa de 99,9% da população da União. Foi a segunda maior aquisição de sempre nos EUA, por 2,7 mil milhões de contos. No seu conjunto, a Capital Cities tem uma penetração de 25% no mercado televisivo dos Estados Unidos.