Maio de 1995
3 - O jornal ‘Público’ anuncia o desenvolvimento de um projecto de disponibilização on-line do jornal através da Internet, prevendo-se o início da fase experimental para o Verão.
8 - Aumento de capital da Lusomundo de 6.07 para 10.5 milhões de contos, com a totalidade das acções vendidas vários dias antes do fim do prazo. A operação relaciona-se com o financiamento da TV por cabo através da participada Multicanal, cujos investimentos programados, ao longo dos próximos anos, ascendem a 35 milhões de contos. Com este aumento de capital, a família Bordalo da Silva mantém mais de 50% dos direitos de voto na empresa, apesar de deter cerca de 32% do capital.
8- O Observatório de Imprensa organiza em Sintra um seminário de formação sobre Jornalismo Diplomático.
12 - “O Independente” anuncia o propósito da TVI de se lançar na emissão de pequenos anúncios na TV, um domínio até agora exclusivo da imprensa.
13 - A RTP (e por intermédio dela as TV’s privadas) transmite, com aparato de acontecimento de Estado o casamento de D. Duarte Pio e Isabel Herédia, numa espécie de ‘remake’ do recente casamento da filha dos reis espanhóis. O facto dá origem a críticas de diversos sectores sobre o empolamento dado ao assunto.
15 - No âmbito das comemorações do centenário do cinema, estreia na SIC uma rubrica de filmes dos irmãos Lumière, emitidos de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Noite’.
15 - Pela primeira vez, a SIC atinge um resultado histórico: dois anos e sete meses depois de ter iniciado as suas emissões, ultrapassa o ’share’ semanal do Canal 1 da RTP, apesar de continuar longe deste canal ao fim de semana.
16 - Dois homens e uma mulher aceitam despir-se no programa apresentado por Teresa Guilherme “Não se Esqueça da Escova de Dentes”, da SIC, no âmbito de um jogo em que o concorrente que fosse mais longe na sua ousadia recebia 300 contos.
19 - Abrem, em Lisboa e no Porto, as edições da Feira do Livro de 1995.
22 - Realiza-se na Videoteca Municipal de Lisboa um debate público sobre televisões regionais, com a presença de deputados dos vários partidos. Esta iniciativa segue-se a experiências clandestinas de emissão de TV local, na zona de Lisboa. O objectivo é explorar a possibilidade de criar legislação que permita a actividade das TV’s regionais e locais.
22 - O jornalista David Borges apresenta a demissão de director de informação da TSF, alegando “motivos de ordem pessoal”.
24 - A “TV Guia” anuncia, apoiada em dados da Marktest, deter mais de metade do mercado de revistas de televisão em Portugal, tendo atingido no primeiro trimestre de 1995 uma tiragem de 243 mil exemplares. Os mesmos dados indicam que a revista é lida semanalmente por um milhão e 300 mil pessoas.
Internacional
- A australo-americana News Corp., de Rupert Murdoch, alia-se à MCI Communications, considerada o terceiro grupo mundial no âmbito dos media, depois da Time Warner e da Bertelsmann, e o segundo grupo americano no âmbito das telecomunicações. Adquirindo 13.5% da News Corp., a MCI põe à disposição daquela uma rede de transmissão por satélite e fibras ópticas em mais de uma centena de países.
3 - Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A associação francesa Repórteres Sem Fronteiras divulgou um relatório, no qual se refere que, durante o ano de 1994, foram assassinados 133 jornalistas - o número mais elevado alguma vez recenseado - e outros 130 foram presos devido ao exercício da sua profissão (países em que a situação é mais grave: Argélia, Ruanda, Bósnia).