Abril de 1995
- A Lusomundo, em associação com a norte-americana Warner, inaugura num centro comercial a dez quilómetros de Madrid, o primeiro cinema ‘multiplex’ de Espanha, com oito salas e capacidade para 2000 espectadores e equipado com a mais moderna tecnologia de som e imagem.
14 - O Expresso-Revista publica um dossier de análise sobre as novas tendências de aligeiramento da informação nos canais televisivos portugueses.
14 - Morre em Lisboa, com 87 anos, o cineasta António Lopes Ribeiro.
20 - A Assembleia da República volta a aprovar, sem alterações, a Lei de Imprensa vetada pelo Presidente da República. Apenas o PSD vota a favor.
21 - Divulgado o Barême da Marktest sobre a audiência de rádio em Portugal no primeiro trimestre de 1995. A Rádio Renascença mantém destacada a liderança com 13,9% de audiência acumulada de véspera (percentagem dos que ouviram rádio no dia anterior) e 22% de share (tempo de audiência de uma estação sobre o tempo total de audiência de rádio). A Antena 3, um ano depois de iniciar as suas emissões, conquista a terceira posição, a seguir à Rádio Cidade.
29 - Num colóquio sobre ‘Comunicação Social e Violência’, realizado em Coimbra, o Prof. Vieira de Andrade, da Faculdade de Direito, defende que o exercício do jornalismo deveria ser acompanhado de um seguro de responsabilidade civil, que permitisse assegurar aos lesados uma indemnização, nomeadamente nos casos em que não haja crime.
Internacional
- Polémica nos Estados Unidos em torno de um projecto de lei denominado “Communications Decency Act”, destinado a proteger os menores do acesso a material pornográfico disponível na Internet. A medida é contestada por diversas organizações que reivindicam a prevalência do direito de informação e defendem que devem ser os pais a cuidar do controlo do acesso.
10 - São divulgados dados da empresa Dataquest segundo os quais o mercado mundial de CD-ROM multimedia cresceu 227% em 1994. Estima-se em 53,9 milhões o número de unidades de CD-ROM vendidas, o que significa mais 16,5 milhões do que no ano anterior. A Microsoft lidera com 8,3 milhões de unidades (15,4% da quota de mercado). Jogos, “livros” de referência e produtos de índole educativa foram os grandes sucessos de 1994.
11 - A companhia editora do jornal “The New York Times” anuncia no MIP-TV, em Cannes, a aquisição de 80% da Video News International, uma empresa que se dedica ao videojornalismo (preparando peças que vende a estações televisivas) e que dispõe de uma rede de 42 profissionais em outros tantos pontos-chave do planeta.