Dezembro de 2004

07 – Estudo da Marktest revela que o “caso Casa Pia” é o processo mais mediático da História recente do país. Entre 22 de Novembro de 2002 e 25 de Novembro último os noticiários dos quatro canais generalistas portugueses dedicaram ao “caso Casa Pia” um total de 8251 peças jornalísticas, somando cerca de 315 horas de notícias.

07 – O processo de rescisões voluntárias iniciado a 30 de Novembro na Lusomundo Media é concluído nesta data com a adesão de 111 pessoas, o que representa cerca de 11% dos efectivos do grupo.

07 – Estudo da Media Monitor, do grupo Marktest, revela que o investimento publicitário em Portugal na televisão, rádio, imprensa, “outdoor” e cinema, entre Janeiro e Outubro de 2004, ultrapassou os 2400 milhões de euros, um acréscimo de 13% relativamente ao ano anterior.A maior fatia do investimento publicitário, neste período, foi para a televisão (63,5%). O cinema foi o meio que registou um maior crescimento (24,9%) mas ainda com menor volume de investimento face aos outros meios (0,4%).

10 – O jornalista José Manso Preto é condenado pelo Tribunal Criminal de Lisboa a 11 meses de prisão, com pena suspensa durante três anos, por se ter recusado a revelar a fonte enquanto testemunha de defesa num processo de tráfico de droga.. Este foi o primeiro julgamento em Portugal de um jornalista que invocou o sigilo profissional.

14 – Nos canais portugueses em sinal aberto (RTP1, 2, SIC e TVI), 14 % das emissões televisivas são preenchidas diariamente com publicidade, representando mais de 11 horas de mensagens promocionais e 1800 anúncios, revela um estudo do grupo Iniciative.

16 – Por decisão da juíza Ana Peres, titular do processo da Casa Pia, os jornalistas, e apenas estes, podem estar presentes na maioria das sessões do julgamento do processo da Casa Pia. A juíza, em resposta a requerimentos, decidiu que a comunicação social, desempenhando um serviço constitucionalmente consagrado, pode estar presente durante os interrogatórios aos arguidos.

17 – O “site” weblog.com.pt, que aloja blogues portugueses desde Julho de 2003, recebe o primeiro pedido de informação por parte de um tribunal a propósito de um caso de difamação, revela o seu proprietário, Paulo Querido. A suposta difamação terá sido efectuada num weblog alojado no servidor do “site” de que é proprietário, pelo que o tribunal lhe pediu informações sobre a identificação do autor.

17 – Inquérito realizado pelo INE revela que quatro em dez famílias portuguesas possuíam computador e 26% acederam à Internet a partir de casa nos primeiros três meses deste ano. De 2002 a 2004, o uso do PC em casa terá crescido a uma média anual de 25% e o acesso à Internet 33%. Segundo estes dados, neste período, 37% dos cidadãos entre os 16 e os 74 anos usaram computador e 30% acederam à Internet.

18 – Entre Janeiro e Novembro deste ano, as crianças com idades compreendidas entre quatro e 14 anos assistiram a uma média diária de três horas de televisão, segundo dados da Marktest.

22 – O Tribunal de Leiria condena o ex-jornalista António Laranjeira a uma pena de multa de três mil euros, por dois crimes de difamação e um de violação do segredo de Justiça.

22 – A AACS emite parecer favorável às nomeações de Miguel Barroso, Carlos Daniel e José Manuel Portugal para os cargos de subdirectores de informação da RTP. A AACS refere que teve em atenção os currículos dos indigitados e as informações recolhidas nas audições realizadas.

22 – O ICAM divulga que o filme “Balas e Bolinhos: O Regresso”, de Luís Ismael, uma produção quase doméstica, foi o filme português mais visto em Portugal em 2004.

22 – A Impresa anuncia a aquisição dos 41,36% da SIC detidos pelo BPI mais os 7,63% de um conjunto de accionistas minoritários. A holding de Francisco Pinto Balesemão passa a controlar 100% do capital social da SIC.

23 – Portugal é, entre os 33 países membros do Observatório Europeu de Audiovisual, aquele que regista uma maior percentagem de posse de dois televisores no lar. Em 70,6% das casas portuguesas, existem pelo menos dois aparelhos de televisão. Os dados foram divulgados pela Marktest.

23 – As televisões nacionais dedicaram mais de seis mil notícias dos seus espaços de informação ao Governo, entre 1 de Janeiro e 19 de Dezembro deste ano. Segundo os dados avançados pela Telenews, da MediaMonitor, a RTP1, a 2, a SIC e a TVI ocuparam um total de 222 horas de informação com o tema Governo, numa média diária de 37 minutos e 37 segundos nos jornais televisivos, para um total de 6094 peças jornalísticas

26 – O Público divulga que a final do Euro 2004 foi o evento desportivo mais visto este ano, segundo um estudo que analisou os acontecimentos desportivos de 2004.

26 – A Marktest divulga que entre Janeiro e Novembro de 2004, os jovens com idades situadas entre os 15 e os 24 anos viram, em média, um pouco menos de três horas de televisão por dia, valor que é inferior à média do universo em 16.9%. Á excepção da madrugada, esse valor é sempre menor do que o registado nos restantes “targets”.

26 – A SIC foi em 2004, e pelo décimo ano consecutivo, a estação de televisão mais vista em Portugal com 29,3% de quota de mercado, acima dos 28,9% e dos 24,7% registados pela TVI e RTP1, de acordo com os dados da Marktest.

26 – Dados da APCT mostram que o Correio da Manhã como o mais vendido diário de Portugal no período entre Janeiro e Setembro de 2004, com uma média de 115 764 exemplares vendidos por dia. Segundo estes dados, no mesmo período, a circulação paga do DN caiu 14%, fixando-se nos 40.567 exemplares, enquanto no caso do Público, a queda foi de 5% face ao ano anterior, com vendas médias de 51.719 exemplares.

30 – O Correio da Manhã divulga que o investimento publicitário em Portugal, entre os meses de Janeiro e Novembro de 2004, contabilizou 2.735.271 mil euros, um aumento de 12,5% relativamente ao ano anterior. Deste valor, 63,5% foi dirigido à TV, 22,5% à imprensa, 7,3% ao outdoor, 6,3% à rádio e 0,4% ao cinema.

30 – A primeira edição portuguesa do jornal gratuito “Metro” começa a ser distribuída no Metropolitano de Lisboa. O projecto parte da editora sueca Metro Internacional e do grupo Media Capital, liderado por Paes do Amaral. O diário, que será distribuído mão-a-mão e em expositores colocados em locais públicos.

31 – Termina a primeira versão da ‘Quinta das Celebridades’. O programa esteve sempre no top das audiências, desde a estreia, a 3 de Outubro, com ‘shares’ médios de 58,5%%. José Castelo Branco foi o vencedor.

Internacional

04 – Os países escandinavos dão os primeiros passos na privatização de parte significativa dos canais estatais.

04 – O semanário chinês China Business Weekly noticia que a imprensa estrangeira tem permissão para imprimir exemplares em território chinês, mas não pode ser difundida naquele mercado. Os jornais estrangeiros devem ser totalmente exportados.

05 – A Rede Globo é considerada a maior produtora mundial de novelas,entrando para a edição de 2005 do livro de recordes Guinness. Só no primeiro semestre deste ano, a televisão brasileira produziu 1.705 episódios de novelas diferentes, o que representa 1.262 horas de programação. Em segundo e terceiro lugar, no que diz respeito às novelas, ficaram produtoras de México e Porto Rico, respectivamente.

07 – O director-geral da BBC, Mark Thompson, confirma o despedimento inicial de 2.900 trabalhadores e a redução anual dos custos à volta de 480 milhões de euros, durante três anos.

09 – O governo espanhol e as estações de televisão assinam um acordo que proíbe a emissão de conteúdos inadequados a menores de 18 anos entre as 6 e as 22 horas.

13 – FIJ e RSF criticaram o modo como a justiça portuguesa puniu o jornalista Manso Preto quando este se recusou a divulgar a identidade de uma fonte confidencial num julgamento.

15 – O Google anuncia ter chegado a acordo com as principais universidades e instituições de investigação norte-americanas e britânicas para pôr à disposição dos internautas as versões electrónicas de cerca de 15 milhões de livros.

20 – O Departamento de Estado norte-americano incluiu a televisão xiita libanesa Al-Manar na sua lista de organizações terroristas, colocando um ponto final nas transmissões via satélite da estação para os Estados Unidos.

21 – A AACS deu parecer favorável à nomeação dos jornalistas Miguel Barroso, Carlos Daniel e José Manuel Portugal para subdirectores de informação da RTP.

21 – As televisões e rádios francesas interromperam os programas a meio da tarde para anunciar a libertação inesperada dos dois jornalistas franceses reféns no Iraque durante quatro meses, Christian Chesnot e Georges Malbrunot. O desaparecimento dos jornalistas, especialistas do Médio Oriente que trabalham respectivamente para o diário “Le Figaro” e para a rádio “RFI”, ocorreu a 20 de Agosto na estrada para Najaf, a sul de Bagdad.

22 – As principais estações de televisão espanholas respondem com cautela à petição do Alto Comissariado - no sentido de se deixar de transmitir quaisquer imagens do 11 de Março -, garantindo que vão continuar a emitir cenas dos atentados em Madrid sempre que se justifique, embora com especial cuidado para não ferir a dignidade das vítimas nem dos familiares.

22 – Várias centenas de pessoas participam numa marcha em Banjul, a capital da Gâmbia, em protesto contra o assassínio da jornalista Deida Hydara, na noite de 16 para 17 de Dezembro. Os manifestantes - da imprensa e da sociedade civil - insurgem-se contra a precaridade da liberdade de expressão no país e exigem que se faça luz sobre o caso.

27 – O jornal Libération informou que a principal estação privada sueca, TV4, perdeu o processo que a opunha a dois realizadores de cinema por ter interrompido a transmissão dos seus filmes para passar publicidade.

28 – Tsunami atinge a Ásia e os media de todo o mundo voltam-se para a cobertura da tragédia.

30 – O Correio da Manhã divulga que as imagens de Janet Jackson a mostrar o seio direito durante o Superbowl, com Justin Timberlake em Fevereiro de 2004, foram as mais procuradas de celebridades na internet durante o ano.