Setembro de 2004
03 – De acordo com dados da Marktest, a RTP foi a estação de televisão portuguesa que mais tempo de informação televisiva dedicou à cobertura dos Jogos Olímpicos.
06 – O secretário de Estado do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, anuncia que a redução em 10% por ano no valor do porte pago para a imprensa regional terá início em Janeiro de 2005, até Janeiro de 2008.
06 – Um relatório da OMD prevê que o investimento publicitário em Portugal venha a atingir os 176 milhões de euros em 2004, o que representará um acréscimo de 14% face aos valores alcançados em 2003.
08 – De acordo com dados da Marktest, os quatro canais de televisão generalista em sinal aberto emitiram no primeiro semestre do ano cerca de 2000 horas de publicidade comercial (excluindo anúncios de auto-promoção e televendas), o que representa um aumento de 5,5% face ao mesmo período de 2003. A TVI foi a estação com maior quantidade de anúncios transmitida (36,7%), seguida de perto pela SIC (36,4%), e ficando a RTP com 23,3%.
11 – Dados da Marktest apontam que os programas de ficção (filmes, séries, telenovelas e teatro) ocuparam 22,7% das grelhas da RTP1, RTP2, SIC e TVI.
15 – Eduardo Costa, administrador do Primeiro de Janeiro e proprietário do jornal Correio de Azeméis e da gráfica Coraze, é condenado pelo Tribunal de Oliveira de Azeméis a dois anos e meio de prisão e ao pagamento de uma indemnização ao Estado, pelo crime continuado de fraude na obtenção de subsídio de difusão. O caso estava relacionado com um jornal fictício intitulado “Recortes da Província”.
16 – É lançado em Paris o Lusojornal, de periodicidade quinzenal e distribuição gratuita, dirigido à comunidade portuguesa na França, e dirigido por Carlos Pereira.
24 – De acordo com dados provisórios da Marktest, 51% dos portugueses afirmam ler jornais regionais. Os resultados finais do estudo, que está ainda em conclusão, deverão ser apresentados em Outubro.
27 – O DN publica uma entrevista com o presidente da administração da RTP, Almerindo Marques. Os resultados financeiros do primeiro semestre do ano foram positivos, o que é considerado um marco histórico para a estação.
28 – O Estado anuncia que vai pagar 120 milhões de euros à RTP pelo arquivo histórico da estação pública. O montante foi negociado entre o governo e a administração da emissora como forma de indemnizar a RTP pela transferência da posse dos arquivos.
30 – O Conselho de Ministros aprova em Coimbra a lei orgânica do Gabinete de Informação e Comunicação do Governo (GIC).
Internacional
02 – As filiais alemãs do grupo Bertelsmann (Gruner+Jahr e Arvato) e o grupo de imprensa Axel Springer anunciam a fusão das suas tipografias, o que vai dar origem a um novo “gigante” europeu na área da impressão, que dará emprego a 4700 pessoas e será responsável por cerca de 20% da capacidade de impressão na Europa.
03 – Na Rússia, um sequestro de uma escola em Beslan (na Ossétia do Norte) termina com mais de 100 mortos e 600 feridos. Enquanto decorre o ataque das forças da autoridade, algumas das equipas de reportagem entram nas instalações, colocando-se debaixo de fogo para fazer a cobertura jornalística do acontecimento.
04 – No Iraque, o Governo decide suspender a actividade da estação de televisão Al-Jazeera no território, em definitivo, por considerar que a estação não terá cumprido o período de suspensão de um mês que lhe tinha sido imposto a 5 de Agosto.
06 – No Reino Unido, têm início as emissões do primeiro canal inteiramente dedicado à publicidade, o Advert Channel.
06 – Na Rússia, na sequência da cobertura jornalística do sequestro em Beslan, o chefe de redacção do jornal Izvestia, Raf Chakirov, apresenta a demissão. É divulgado também que a jornalista Anna Politkovskaya terá sido, alegadamente, envenenada; e que o repórter Andrei Babitsky teria sido preso, de forma a ser igualmente impedido de se deslocar a Beslan. Outras equipas de reportagem (da Al-Arabiya, da BBC e da estação da Geórgia Rustavi 2) foram também detidas quando se dirigiam para Beslan.
06 – Nos EUA, a análise das audiências da convenção republicana, que se realizou alguns dias antes, revela que pela primeira vez no país um canal de notícias por cabo (a Fox) teve maior número de espectadores do que os canais emitidos em sinal hertziano aberto (ABC, NBC e CBS).
06 – A estação norte-americana CBS apresenta, no programa “60 Minutes”, documentos relacionados com o passado militar de George W. Bush. A veracidade dos documentos é posta em causa nos dias subsequentes, e a estação acaba por ter de se retratar publicamente pelo ocorrido.
09 – A direcção do jornal francês Le Monde anuncia que pretende suprimir cem dos cerca de 750 postos de trabalho até ao final de Outubro.
12 – No Iraque, morre o jornalista Mazen al-Tomaizi, da televisão saudita Al-Ekhbariya, atingido por um míssil disparado de um helicóptero norte-americano.
16 – Na Noruega, o Supremo Tribunal reafirma o direito de protecção das fontes jornalísticas, ao absolver o jornal Bergens Tidende da acusação de não ter fornecido as identidades das fontes utilizadas numa investigação desenvolvida pelo jornal.
18 – O jornal inglês The Sun decide reduzir os conteúdos de seu site depois de uma comissão de gestores ter descoberto que a versão em papel estava a perder 90 mil leitores por dia. O jornal disponibilizava online e gratuitamente as notícias publicadas na versão impressa.
18 – O jornal The Independent, após passar a formato tablóide, registra aumento nos lucros na ordem de 42%.
20 – Nos EUA; o principal pivot da CBS, Dan Rather, pede publicamente desculpas aos espectadores por terem sido utilizados documentos falsos numa reportagem do programa “60 Minutes”, emitido a 8 de Setembro.
23 – Uma sondagem efectuada pelo Gallup Poll News Service conclui que a credibilidade dos meios de comunicação social nos EUA atingiu o nível mais baixo nos últimos trinta anos. De acordo com os resultados da sondagem, apenas 44% dos inquiridos afirmam ter confiança na capacidade dos media em relatar os acontecimentos de forma rigorosa e honesta, contra 54% em sondagem semelhante realizada em 2003.
27 – Um estudo conduzido pela Newspaper Association of America Foundation (NAA) conclui que os jovens adultos têm maior tendência a ler jornais quando esse hábito é criado na escola.
27 –A TV Cultura, canal público de televisão do Brasil, cria o primeiro cargo de provedor (”ombudsman”) de televisão do Brasil. Esta função, que até então no Brasil só fora adoptada por poucos jornais, começou a ser exercida no final de Setembro pelo jornalista Osvaldo Martins, de 64 anos.