Agosto de 2004
02 – A SIC Internacional passa a ser vista no Brasil, na sequência de um acordo com a Net Brasil para a distribuição do sinal.
06 – O ministro de Estado e da Presidência, Morais Sarmento, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, assinam um protocolo conjunto com o operador local Cabo TV Madeirense e a Anacom, para permitir o acesso livre dos habitantes da região aos quatro canais generalistas nacionais, e à RTP Madeira.
06 – O jornalista Octávio Lopes, do CM, afirma terem-lhe sido roubadas cassetes relacionadas com o trabalho de investigação que estava a efectuar sobre o caso Casa Pia. A alegada ilicitude dessas gravações, e a divulgação, na Internet, de transcrições das cassetes levantam várias questões. O director geral da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, pede a demissão na sequência do caso, o mesmo acontecendo com Sara Pina, assessora de imprensa da Procuradoria-Geral da República.
12 – A Marktest inicia um período experimental de utilização de um novo sistema de medição de audiências, o “Portable People Meter”, que permite analisar as audiências de rádio e televisão dentro e fora do lar, sem necessidade de intervenção do utilizador.
13 – O Independente publica excertos das transcrições das “cassetes roubadas” ao jornalista Octávio Lopes, do CM.
Têm início os Jogos Olímpicos, em Atenas. A RTP, Dois e RTPN asseguram, em conjunto, uma transmissão de 25 horas diárias, em média. Trata-se da maior cobertura de sempre deste evento a ser efectuada pela estação pública.
16 – O Governo anuncia a abertura de uma linha de financiamento para equipar cerca de 4200 escolas do ensino pré-escolar com computadores e software educativo.
18 – A editora-adjunta de política nacional do DN, Graça Henriques, demite-se na sequência da decisão, tomada pela direcção do jornal, de retirar uma notícia da edição. No dia seguinte, tanto a direcção do jornal como o Conselho de Redacção emitem comunicados em que tomam uma posição sobre o sucedido.
19 – A Sport TV e a TVI assinam um acordo que garante a este canal os direitos de transmissão de um jogo, por jornada, dos desafios de futebol do Campeonato Nacional da Super Liga, para as duas épocas seguintes.
25 – O Governo comunica à Sport TV que considera a final da Supertaça Europeia de futebol (entre o FC Porto e o Valência) um evento de interesse público, e impõe a sua transmissão em sinal aberto.
27 – A RTP e a RDP exibem um filme adaptado para espectadores com necessidades especiais, no âmbito da iniciativa “Uma televisão para todos”. A estação televisiva emite o filme, com legendagem através de teletexto (para os cidadãos com deficiências auditivas), enquanto a RDP emite uma audiodescrição de todas as cenas (para os cidadãos com deficiências visuais). Para 3 de Setembro está programada a exibição conjunta de mais um filme, nos mesmos moldes.
31 – De acordo com o Anuário de Comunicação da Obercom, a RTP foi, em 2003, a estação de televisão com maior volume de negócios. A maior fatia de financiamento da estação é composta por receitas publicitárias. A nível de audiências, porém, foram as televisões privadas (SIC e TVI) a liderar em 2003. No que diz respeito à programação, na SIC e na TVI dominou a ficção, enquanto na RTP a informação teve mais destaque.
Internacional
05 – O grupo britânico AGB e a empresa holandesa Nielsen Media Research anunciam a sua fusão, que dá origem a uma empresa internacional (a AGB Nielsen Media Research) que irá analisar as audiências televisivas em 30 países.
06 – Um estudo da empresa Veronis Suhler Stevenson mostra que a população norte-americana dedica cerca de dez horas por dia ao consumo dos diversos meios de comunicação, mais uma hora do que em 1998.
06 – Nos EUA, estreia nas salas de cinema o documentário “Outfoxed: A guerra de Rupert Murdoch no jornalismo”, patrocinado pela organização MoveOn, e que retrata situações de parcialidade e manipulação de informação por parte da estação televisiva Fox.
11 – É divulgado um relatório da Ofcom, entidade reguladora dos media no Reino Unido, segundo o qual, em 2003, as receitas provenientes das assinaturas dos canais televisivos codificados pela primeira vez ultrapassaram as receitas de publicidade televisiva.
12 – Nos EUA, o jornal Washington Post admite ter errado na cobertura jornalística dos acontecimentos que antecederam o conflito no Iraque, nomeadamente no que respeita ao tratamento de informações provenientes da Casa Branca sobre a alegada existência de armas de destruição maciça.
13 – Têm início os Jogos Olímpicos, em Atenas. Estão acreditados cerca de 21.500 profissionais da informação.
14 – Na Bósnia, a nova televisão pública do país, a BHT1, começa a emitir para todo o território, graças ao auxílio financeiro prestado pela União Europeia.
18 – Nos EUA, cinco jornalistas (dois do New York Times, os restantes três do Los Angeles Times, Associated Press e da estação de televisão ABC) são condenados ao pagamento de uma multa diária até revelarem as fontes governamentais relacionadas com um caso de espionagem.
19 - A Google Inc. estreia-se na bolsa de valores de Nova Iorque, com resultados considerados muito positivos pelos analistas.
20 – O norte-americano Regis Philbin, apresentador do programa “Live”, na ABC, viu o seu nome inscrito no Guinness Book of Records como a pessoa que mais tempo passou na apresentação de programas televisivos. Com uma carreira de 46 anos, o apresentador conta com 15.188 horas de emissão televisiva.
26 – A Al-Jazeera anuncia a morte do jornalista italiano Enzo Baldoni, raptado no Iraque seis dias antes. A estação de televisão afirma ter recebido o vídeo com as imagens da execução, levada a cabo alegadamente por um grupo intitulado Exército Islâmico do Iraque, mas não as exibiu.