Julho de 2004
01 – A proposta de lei do Governo para o cinema e o audiovisual é aprovada na AR. O diploma terá ainda de ser promulgado pelo Presidente da República.
03 – De acordo com um artigo do DN, as tiragens dos jornais desportivos portugueses aumentaram “significativamente” desde o início do Campeonato Europeu de Futebol, sobretudo nos dias após as vitórias da selecção portuguesa.
05 – A Investec Internet lança oficialmente o “vídeo ad”, uma tecnologia que permite ver anúncios feitos exclusivamente para televisão nos sites do grupo Cofina.
06 – A Lusa divulga uma análise do grupo internacional Initiative, segundo o qual a audiência total dos 31 jogos do Euro 2004 atingiu os 2,5 mil milhões de espectadores, um crescimento de cerca de 20% em relação às audiências registadas no Euro 2000. A final do campeonato terá sido o desafio que maior investimento publicitário recolheu, com um volume total de 707 mil euros.
06 – Responsáveis da UMIC revelam que, entre Março e Maio, foram realizados mais de 464 mil downloads de artigos da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), destinada a uma população-alvo de cerca de 450 mil utilizadores.
07 – Um estudo da agência Mediaedge:cia, citado pela Lusa, revela que Portugal é um dos países europeus que mais publicidade exibe no horário nobre televisivo.
15 – A AACS nega o pedido da SIC para substituição do canal por cabo SIC Gold pelo canal SIC Comédia. De acordo com o responsável da SIC para os canais temáticos, Francisco Penim, o lançamento do novo canal mantém-se agendado para Setembro.
16 – Um estudo da Media Planning Group revela que nos últimos cinco anos as audiências de televisão por cabo aumentaram 345%.
22 – Segundo dados da Marktest, a TSF e a RFM foram responsáveis pela captação de mais de metade dos 172 milhões de euros investidos pelos anunciantes, em rádio, durante 2003. No total, a rádio recebeu 6,5% do total investido em publicidade durante 2003. De acordo com a Marktest, o estudo foi efectuado tendo em conta os valores de tabela (e não os valores reais), mas pode ser utilizado como referência para o meio.
23 – É divulgado o programa do novo Governo do primeiro-ministro Pedro Santana Lopes. No que respeita ao sector dos media, é prevista a adopção de medidas reguladoras para a televisão por cabo, e é anulada a decisão do anterior Executivo de encerrar a estação pública de rádio Antena 3, entre outras medidas.
27 – Passam 10 anos sobre a primeira emissão experimental da televisão por cabo em Portugal. O arranque comercial do serviço da TV Cabo, a primeira empresa a fornecer o serviço, só se verificaria a 1 de Outubro de 1994.
27 – A Media Capital anuncia que vai abandonar em definitivo o negócio de acesso à Internet de banda larga a partir de 31 de Agosto.
28 – O Público decide encerrar a edição Minho a partir de 15 de Agosto, alegando “imperativos da administração com base nas vendas”. No prazo de seis meses, o mesmo cenário deverá acontecer com a edição Centro.
30 – Segundo revela o Público, o novo Governo solicitou ao Presidente da República a devolução do pacote legislativo para a comunicação social regional e local que tinha sido aprovado em Junho, com o objectivo de introduzir algumas “correcções de carácter técnico” e “aditamentos”.
Internacional
01 – A Microsoft paga a multa de 497 milhões de euros que a Comissão Europeia tinha aplicado a 24 de Março, por abuso de posição dominante. O pagamento é efectuado a título de provisão cautelar, enquanto o pedido de recurso da Microsoft junto da Justiça europeia é analisado.
02 – Na Dinamarca, o semanário Haber, dirigido à comunidade turca no país, lança a sua última edição. O jornal tinha sido criado em 2002, mas os resultados financeiros não foram suficientes para manter o projecto em funcionamento.
02 – A BBC celebra 50 anos sobre a emissão do primeiro telejornal da estação.
07 – No Brasil, o grupo Abril vende 13,8% do seu capital ao fundo de investimento norte-americano Capital International. É o primeiro negócio efectuado no país ao abrigo da legislação criada em 2002 que permite a entrada de capitais estrangeiros nos media.
09 – O chefe de redacção da edição russa da revista Forbes, o jornalista americano Paul Khlebnikov, é morto a tiro em Moscovo.
09 – No Senegal, o director do jornal independente Le Quotidien, Madiambal Diagne, é preso, acusado de difundir “notícias falsas e notícias que podem provocar problemas políticos graves”. Como forma de protesto, cerca de 80% dos jornais privados de Dakar não saem para as bancas
09 – A Federação Europeia de Jornalistas lança um apelo à União Europeia, no sentido de proteger a independência dos media em França. Em causa está a compra recente da Socpresse por parte do grupo Dassault.
13 – O Parlamento italiano aprova uma nova lei sobre o conflito de interesses, que permite ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi a manutenção da propriedade do seu império no sector dos media.
17 – Na Rússia, o jornalista Paila Peloyán, que trabalhava para a edição russa da revista arménia Armianskii, é assassinado em Moscovo.
20 – A Comissão Europeia aprova a fusão entre as editoras discográficas Sony e BMG, de onde poderá resultar a segunda maior editora a nível mundial. A fusão carece ainda de autorização por parte das autoridades anti-trust norte-americanas.
26 – No Senegal, o director do jornal Le Quotidien, Madiambal Diagne, é absolvido e libertado. O jornalista encontrava-se preventivamente detido desde o dia 9.
26 – Têm início as convenções nacionais de democratas e de republicanos nos EUA, para as quais, pela primeira vez na história das presidenciais americanas, 35 bloggers são acreditados.