Junho de 2004

02 – O Conselho de Redacção do Público demite-se, na sequência da decisão, tomada pela direcção, de retirar uma notícia da edição de 27 de Maio.
No dia em que celebra o 150º aniversário, o Comércio do Porto passa a estar disponível online.

03 – A Optimus começa a comercialização de telemóveis de terceira geração (UMTS).

04 – O Tribunal do Funchal iliba o director do Público, José Manuel Fernandes, da acusação de prática do crime de difamação, que tinha sido feita pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

09 – Sai para as bancas o jornal “Frontera Notícias”, uma publicação mensal conjunta para as regiões do Minho e da Galiza, editada em língua portuguesa e dirigida por Pedro Leitão.

10 – A RTP assina um protocolo com o Ministério da Educação francês, para a utilização de programas da RTP Internacional como material pedagógico para os alunos de português em França.

16 – O jogo de futebol do Euro 2004 entre Portugal e a Rússia, transmitido pela SIC, é o programa televisivo mais visto em Portugal desde que a Marktest regista a audimetria. A audiência média foi de 35,5%, e o share de 81,4%.

18 – O SJ apela ao Presidente da República, aos grupos parlamentares e ao Provedor da Justiça para no sentido de uma intervenção junto do Governo, sobre os diplomas de reforma da imprensa regional e rádios locais que foram aprovados a 16.

21 – A Associação Portuguesa de Radiodifusão, que representa cerca de 230 estações, considera positivo o pacote legislativo apresentado pelo Governo para a reforma do sector.

22 – A Associação Portuguesa da Imprensa Regional envia uma carta ao Presidente da República, solicitando uma intervenção sua no que respeita à nova legislação para o sector aprovada pelo Governo.

23 – De acordo com dados da Marktest, o jogo do Euro 2004 entre Portugal e a Inglaterra é o mais visto de sempre, com uma audiência média de 38,1% e um share de 83,4%.

26 – Abre ao público o maior multiplex de cinema do país, o Millenium Freeport, em Alcochete, com 21 salas.

26 – De acordo com o Público, o Banco Espírito Santo cortou as campanhas publicitárias que possuía nos meios de comunicação do grupo Impresa, em finais de Maio, alegadamente devido ao tratamento jornalístico dado pelo Expresso à participação do grupo bancário no processo de privatização da Galp.

28 – O SJ envia uma carta aberta a todos os grupos parlamentares, apelando a que não votem favoravelmente a proposta do Governo para a revisão da Lei da Rádio.

30 – É registado um novo recorde de audiências em Portugal, com o jogo do Euro 2004 entre Portugal e a Holanda. Segundo a Marktest, a audiência média foi de 40,5% e o share de 87,5%.

Internacional

01 – Na Rússia, o jornalista Leonid Parfionov, do canal independente NTV, é despedido por ter mostrado no seu programa uma entrevista com a viúva de um ex-líder da Tchétchénia independentista.

02 – Na Islândia, o Presidente Olafur Ragnar Grimsson anuncia que vai vetar a lei sobre concentração dos media, forçando a realização de um referendo nacional sobre a questão.

06 – Dois jornalistas da BBC são alvejados em Riad, na Arábia Saudita. Em consequência do ataque, o repórter de imagem irlandês Simon Cumbers morre, e o colega Frank Gardner é gravemente ferido.

07 – Um estudo efectuado pelo Instituto Psiquiátrico de Nova Iorque no Centro Médico da Universidade de Columbia, publicado dos Archives of Pediatrichs and Adolescent Medicine, conclui que os adolescentes que passam mais tempo a ver televisão têm um risco acrescido de vir a desenvolver perturbações do sono.

07 – A direcção do jornal francês Le Monde e os autores do livro “A face encoberta do ‘Le Monde’”, Pierre Péan e Philippe Cohen, assinam um acordo segundo o qual a direcção do jornal retira todos os processos de difamação que tinha posto em tribunal aquando do lançamento do livro, e os autores comprometem-se a não reeditar a obra e a não fazer mais comentários sobre o caso.

08 – A BBC altera a sua política de acompanhamento de jornalistas por seguranças armados, em zonas de alto risco.

15 – O serviço de venda de música em formato digital da Apple, o iTunes, chega ao mercado europeu. Num primeiro momento, o serviço está disponível apenas no Reino Unido, Alemanha e França, estando previsto para mais tarde o alargamento a outros países, incluindo Portugal.

24 – O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pronuncia-se a favor da princesa Carolina do Mónaco, num caso relacionado com o registo de imagens em locais públicos e respectiva publicação, sem autorização prévia.

25 – O Supremo Tribunal de Justiça da Alemanha autoriza uma empresa a produzir aparelhos destinados a bloquear a publicidade televisiva. O caso, que opunha a empresa ao canal RTL, arrastava-se há cinco anos.

25 – No Brasil, o episódio final da telenovela “Celebridade”, transmitida pela TV Globo, regista um share de 82%. De acordo com os responsáveis da estação, não se obtinham audiências tão elevadas numa final de novela da estação desde 1993, com “Renascer”.

27 – A Comissão Europeia anuncia ter suspendido a multa aplicada anteriormente à Microsoft, enquanto aguarda a decisão do Tribunal Europeu de Justiça de primeira instância, onde a empresa norte-americana apresentou recurso.