Maio de 2004
11 – Começa a ser distribuído o jornal quinzenal Mundo Universitário, propriedade da Metro News Publicações, dirigido por Francisco Pinto Barbosa. Trata-se da primeira publicação gratuita destinada a estudantes universitários que é distribuída a nível nacional.
13 – A Marktest divulga dados sobre a transmissão televisiva de produção nacional nos canais generalistas em 2003. Segundo os dados recolhidos, a RTP foi a estação com maior percentagem de produção nacional a ser transmitida (58%).
17 – Portugal adere à European Docu Zone (EDZ), uma rede de distribuição e exibição digital de cinema independente, documental, e de animação.
25 – O Tribunal de Esposende condena o jornalista Eduardo Dâmaso pelo crime de violação de segredo de justiça. Os jornalistas Francisco Fonseca e Luís Miguel Viana, que se encontravam a ser julgados no mesmo processo, são absolvidos. O Público, órgão para o qual trabalha Eduardo Dâmaso, anuncia que vai apresentar recurso.
25 – Pela primeira vez na sua história, o JN é impresso e distribuído fora de Portugal. A “Edição Especial Gelsenkirchen” acontece devido ao jogo da final da Liga dos Campeões que o Futebol Clube do Porto vai disputar naquela cidade alemã.
26 – A final da Liga dos Campeões, que opõe o FC Porto e o AS Mónaco, transmitida pela RTP1, é o programa mais visto desde 2000. Segundo dados da Media Planning, o jogo foi visto por 2,9 milhões de portugueses, com uma audiência média de 31,7% e um share de 70,5%. Segundo dados da Marktest, o número de espectadores ultrapassou ligeiramente os três milhões, a audiência média foi de 30,7% e o share de 68,2%.
28 – Tem início o festival de música Rock in Rio, que este ano decorre em Lisboa. A SIC, estação oficial do evento, conta com uma equipa de 350 pessoas para assegurar a cobertura televisiva que será seguida por cerca de 750 milhões de pessoas em mais de 70 países. Os custos previstos para esta operação são de 500 mil euros, e as receitas de um milhão de euros, retorno este efectuado sobretudo à custa de merchandising, SMS e patrocínios.
28 – A Ikea, que vai abrir a sua primeira loja em Portugal a 22 de Junho, começa a distribuir um milhão de catálogos dos seus produtos. A empresa investiu cerca de um milhão de euros nos catálogos, uma das suas principais ferramentas de marketing. O investimento global da cadeia de lojas destinado à entrada no mercado português ascende a 3,5 milhões de euros.
31 – Arrancam, no cabo, as emissões do canal RTPN, que vem substituir a NTV.
31 – Um estudo divulgado no âmbito do 57º Congresso Internacional de Jornais, que decorre em Istambul, revela que em Portugal se verificou uma quebra de 4% na circulação de jornais, entre 2002 e 2003; e uma quebra de 16,7% entre 1998 e 2003.
Internacional
01 – O jornal britânico Daily Mirror publica imagens de um soldado britânico alegadamente a abusar de um prisioneiro de guerra iraquiano. Mais tarde, é revelado que as fotografias não são autênticas.
03 – No dia em que se celebra o 14º Dia Internacional da Liberdade da Imprensa, a RSJ publica o seu relatório referente a 2003, segundo o qual um terço da população mundial está privada de liberdade de imprensa.
04 – Na Itália, Lucia Annunziata anuncia a demissão do cargo de presidente da RAI, acusando o governo de Silvio Berlusconi de ingerência nas decisões da administração da empresa.
05 – O grupo sueco Metro International lança uma edição do jornal gratuito Metro em Nova Iorque.
06 – Na estação televisiva norte-americana NBC, é exibido o último episódio da série Friends, que se mantinha em exibição há dez anos. As estimativas apontavam para uma audiência de 50 milhões de espectadores.
10 – O Observatório Europeu do Audiovisual divulga que, em 2003, a frequência de salas de cinema na Europa registou uma quebra de 4,4% face ao ano anterior.
12 – Nos EUA, é anunciada formalmente a fusão entre a GE e a Vivendi, que dá origem à NBC Universal, que se torna uma das maiores empresas de media e entretenimento do mundo.
14 – No Reino Unido, o chefe de redacção do Daily Mirror, Piers Morgan, é destituído, depois de ter sido provado que as fotografias publicadas a 1 de Maio, que pretendiam retratar maus-tratos de soldados a prisioneiros iraquianos, eram falsas.
14 – A Federação de Associações da Imprensa de Espanha cria um Conselho Deontológico para analisar o tratamento informativo nos vários meios de comunicação.
22 – Em Espanha, realiza-se o casamento real entre o príncipe Felipe de Bourbon e a ex-jornalista Letizia Ortiz. As audiências estimadas para a transmissão televisiva das cerimónias, em todo o mundo, apontam para 1,2 mil milhões de espectadores. Cerca de cinco mil meios de comunicação foram creditados para fazer a cobertura informativa do evento.
23 – A mensagem do Papa João Paulo II para celebrar o Dia das Comunicações Sociais faz apelo aos organismos públicos para que estes actualizem as regulamentações do sector, para que os meios de comunicação sejam “respeitadores da verdade e do bem comum”.
23 – O New York Times publica um editorial em que reconhece ter cometido erros na cobertura dos acontecimentos que precederam o início da guerra no Iraque, e pede desculpa pela falta de rigor de algumas informações dadas pelo jornal.
23 – Um estudo levado a cabo pelo Pew Center conclui que os jornalistas dos EUA consideram que a comunicação social não é suficientemente crítica em relação à política do Presidente George W. Bush.
28O jornalista Dusko Jovanovic é assassinado em Podgorica, Montenegro.