Março de 2004
01 – O estudo europeu “Marcas de Confiança 2004”, realizado pelas Selecções Reader’s Digest, revela que, no caso de Portugal, onze das trinta marcas em que os portugueses mais confiam são nacionais.
04 – Segundo os dados da Marktest, passados dois meses do arranque do canal A Dois, as audiências mantêm-se mais baixas do que as registadas anteriormente pela RTP2.
04 – A Novis e o Clix associam-se para o lançamento de um acesso à Internet em banda larga, através de ADSL, mas isenta da assinatura mensal da PT.
11 – Dados da Marktest relativos às audiências televisivas deste dia revelam que a maioria dos portugueses preferiu assistir a um jogo de futebol e telenovelas, em vez dos programas de informação especial que cobriam os atentados terroristas ocorridos neste dia em Madrid.
15 – Dados de um estudo elaborado pela Millward Brown, referidos pelo DN, mostram que os jovens europeus, incluindo os portugueses, têm tendência a escolher as mesmas marcas, e são facilmente influenciados por estratégias de marketing.
16 – De acordo com dados do Media Planning Group divulgados pelo Público, o investimento publicitário real em Portugal, em 2003, rondou os 773 milhões de euros, mais 1,2% do que no ano anterior; e o investimento publicitário através de agências atingiu os 583 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,5% face a 2002.
17 – É lançado oficialmente na Internet o Portal do Cidadão, uma iniciativa de e-government.
18 – De acordo com um estudo realizado pela QualiQuanto e pela BBZ, referido pelo DE, as marcas portuguesas são tradicionalistas e são incapazes de criar valor em torno daquilo que vendem.
18 – De acordo com o DE, os grupos de media portugueses melhoraram, na generalidade, o seu desempenho económico ao longo de 2003. As razões para tal, porém, passaram mais por planos de redução de custos do que por uma recuperação do mercado publicitário.
21 – A Rádio Universidade FM, de Vila Real, é a única emissora portuguesa a juntar-se À emissão conjunta com mais de 600 outras rádios de todo o mundo, como forma de assinalar o Dia Mundial Contra o Racismo.
25 – A RTP anuncia ter reduzido os prejuízos financeiros, que passaram de 228,2 milhões de euros em 2002, para 32,4 milhões em 2003. A administração da estação afirmou ainda que em 2004 a RTP irá apresentar resultados operacionais positivos.
29 – A série da TVI ‘Morangos com açúcar’ (produzida pela NBP) começa a ser exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão, no Brasil.
30 – Sessão especial de bolsa para a dispersão da Media Capital. A OPV realizada permitiu ao grupo um encaixe de 100 milhões de euros.
30 – A Associação Portuguesa para o Controlo das Tiragens (APCT) divulga os dados relativos a 2003: o CM foi o jornal diário com maior circulação paga, seguido pelo JN.
30 – De acordo com os dados Bareme/Rádio, da Marktest, a RFM consolidou em 2003 a liderança das audiências de rádio.
30 – Portugal é o quinto país da Europa que mais televisão consumiu em 2003, segundo um estudo da Eurodata TV Worldwide divulgado no Mercado Internacional de Programas de Televisão (MIPTV), em Cannes.
30 – A Lusa inicia o fornecimento regular do serviço Lusa Rádio, disponível para emissoras de âmbito nacional e local.
Internacional
01 – A estação de televisão por cabo Middle East Broadcasting Center (MBC) suspende a emissão da versão árabe do Big Brother, devido aos protestos recebidos desde o início da transmissão do programa, em Fevereiro.
01 – Nos EUA, o New York Times introduz uma nova política interna quanto à utilização de fontes anónimas.
02 – O jornalista palestiniano Khalil al-Zaben é assassinado a tiro em Gaza. Conselheiro de Yasser Arafat, al-Zaben era também director de um jornal de assuntos palestinianos e direitos humanos.
06 – O chanceler alemão Gerhard Schroeder decide deixar de dar entrevistas ao jornal Bild, por considerar que este está a levar a cabo uma campanha intencional para denegrir a sua imagem.
07 – O jornalista Ricardo Ortega, da estação televisiva espanhola Antena 3, morre no Haiti, na sequência de um tiroteio que decorreu durante uma manifestação.
07 – A Associação de Jornalistas Tunisinos é expulsa provisoriamente da Federação Internacional de Jornalistas, devido a ter atribuído um prémio de liberdade de imprensa ao Presidente tunisino Ben Ali.
08 – O presidente da Associação Nacional de Jornalistas alemães, Werner Goessling, manifesta-se contra um alegado boicote governamental a alguns órgãos de comunicação social.
09 – O Parlamento Europeu debate e aprova uma directiva de reforço da protecção dos direitos de propriedade intelectual na UE, como forma de combater o contrabando e a pirataria online.
10 – O Comité de Protecção de Jornalistas revela que, em 2003, 36 jornalistas foram mortos no exercício da profissão, um terço dos quais no Iraque, e que 136 tinham sido presos.
12 – A esmagadora maioria dos jornais mundiais faz primeira página com os ataques terroristas ocorridos no dia anterior na capital espanhola. Algumas fotos são manipuladas para, alegadamente, não chocar os leitores.
12 – A Câmara dos Representantes dos EUA aprova um diploma que aumenta em 18 vezes o montante das multas “por indecência” a pagar pelos órgãos de comunicação social que violem as regras estabelecidas.
15 – A Comissão de Trabalhadores da agência de notícias espanhola EFE exige a demissão do director de informação, Miguel Platón, acusando-o de ter instalado um “regime de censura e manipulação” após os atentados de 11 de Março em Madrid.
15 – A União dos Jornalistas Russos divulga os resultados de um estudo elaborado sobre a última campanha eleitoral (que deu uma nova vitória a Vladimir Putin). De acordo com o estudo, os media russos fizeram uma cobertura “parcial” da campanha.
18 – Soldados norte-americanos abatem a tiro dois jornalistas iraquianos, do canal de televisão Al-Arabya.
19 – O jornal norte-americano USA Today afirma ter provas de que Jack Kelley, que foi jornalista daquele órgão até Janeiro, tinha falsificado artigos publicados pelo jornal. Jack Kelley foi nomeado várias vezes para os prémios Pulitzer.
22 – Nos EUA, a administração Bush é acusada de fabricar reportagens televisivas falsas, como manobra de promoção do sistema de saúde para a terceira idade.
24 – A Comissão Europeia aplica uma multa de 497 milhões de dólares à Microsoft, por abuso de posição dominante.
25 – Passam cinquenta anos sobre o início da produção generalizada de televisores a cores. Os primeiros equipamentos foram produzidos nos EUA, pela Radio Corporation of América (RCA).
28 – No Iraque, os EUA decidem impedir a publicação do semanário xiita Al-Hawza Al-Natiqa durante 60 dias, alegando que constitui uma “ameaça real de violência contra as forças da coligação e os iraquianos que trabalham com a coligação”. A medida gera fortes protestos por parte da população xiita.
31 – A Comissão de Liberdades do Parlamento Europeu critica fortemente as restrições à liberdade de expressão e informação em Itália e as “flagrantes manipulações” da TVE na cobertura dos atentados de 11 de Março em Madrid.
31 – Nos EUA, têm início as emissões da Air America, a primeira estação de rádio de âmbito nacional com um assumido posicionamento político de esquerda. O objectivo desta rádio é contrabalançar os talk shows radiofónicos de direita, utilizando o mesmo estilo agressivo dos conservadores.