Novembro de 2003

01 – A SIC Notícias passa a emitir em Angola.

01 – A deputada do PSD Maria Elisa formaliza a renúncia ao mandato, assumindo a nomeação para conselheira da embaixada portuguesa em Londres.

01 – A Associação da Imprensa Cristã critica o Governo por este não publicar anúncios institucionais nos jornais de inspiração cristã, apesar da existência de um protocolo nesse sentido.

01 – A administração do Jornal de Notícias instaura um processo-crime contra dirigentes do SJ, como reacção a um comunicado desta estrutura emitido na véspera que fazia referência à alegada utilização de trabalhadores externos à empresa num período de greve.

14 – Um grupo de jornalistas portugueses de vários órgãos é atacado perto de Bassorá, no Iraque. O jornalista Carlos Raleiras, da TSF, é raptado, e a jornalista Maria João Ruela, da SIC, é baleada numa perna.

14 – O BPI compra os 15% de capital da SIC que estavam nas mãos da Globo, passando a ter uma participação de 41,4% na estação televisiva.

15 – É libertado o jornalista Carlos Raleiras, da TSF, raptado no Iraque no dia anterior.

16 – A RTP faz uma emissão especial para a inauguração do novo Estádio do Dragão, no Porto.

17 – É concretizada a fusão entre as redacções da SIC e da SIC Notícias.

17 – Um estudo da OMD Research desenvolvido para a Agência Lusa revela que os reality shows têm vindo a perder patrocínios publicitários.

17 – O contrato de concessão especial do novo canal televisivo A Dois, que substitui a RTP2, é assinado, apesar do parecer negativo, não-vinculativo, da AACS (cujo teor só é revelado publicamente a 19).

18 – De acordo com o JN, dos 22 programas de televisão mais vistos em 2003, apenas três não são eventos desportivos.

19 – A International Telecommunication Union (ITU) divulga o ranking de acesso à Internet de vários países, revelando que Portugal ocupa a 33ª posição, sendo o país da UE pior classificado.

19 – A Lusomundo Media divulga os resultados de um estudo segundo o qual a publicidade é mais eficaz na imprensa do que na televisão. A razão para tal estará, segundo o estudo, no facto de mais de metade dos leitores de imprensa lerem anúncios publicitários, enquanto apenas um em cada cinco telespectadores vê os anúncios televisivos.

20 – A RTP, a SIC e a TVI discutem a criação de um acordo para operar em conjunto na cobertura da situação no Iraque. O acordo será efectivo a partir de 1 de Dezembro.

20 – É formalizado o acordo de venda de 33,3% da Sport TV, detidos pela RTP, à PTM e à PPTV-Publicidade de Portugal e Televisão (da Sportinvest). Cada uma das duas empresas passa a deter metade do capital da estação desportiva.

20 – É assinado um acordo entre a comunicação social e os tribunais, denominado “Declaração de princípios e acordo de órgãos de comunicação social relativo à cobertura de processos judiciais”. Mais de duas dezenas de órgãos assinam o acordo.

Internacional

02 – A estação televisiva norte-americana CBS comemora 75 anos de emissões.

03 – No Iraque, são libertados dois jornalistas da televisão iraniana IRIB. Os jornalistas tinham sido detidos pelas forças norte-americanas em Julho, por suspeita de espionagem.

03 – O director do jornal argelino Liberté é condenado a quatro meses de prisão por ofensa ao chefe de Estado. A acusação surge na sequência de uma notícia publicada no jornal.

04 – A presidente do Sri Lanka, Chandrika Kumaratunga, demite o ministro da Informação e anuncia o controlo total dos meios de comunicação social públicos, na sequência na entrada em vigor do estado de emergência no país.

08 – No Reino Unido, diversos jornais estrangeiros vêem a edição deste dia não ser distribuída, por conterem artigos sobre um alegado escândalo sexual envolvendo o príncipe Carlos. A decisão surge na sequência da proibição judicial de a comunicação social nacional publicar artigos sobre este caso.

13 – O jornalista cubano Bernardo Arevalo Padron, acusado de ultraje ao Governo de Fidel Castro, é libertado após cumprir uma pena de seis anos de prisão.

18 – A personagem de banda desenhada Rato Mickey, do universo Walt Disney, celebra 75 anos.

19 – O jornal britânico Daily Mirror publica uma história com 15 páginas relatando as falhas de segurança existentes no Palácio de Buckingham, que permitiram que um repórter do jornal, Ryan Parry, trabalhasse durante dois meses nas instalações, dando referências falsas.

24 – A Coca-Cola anuncia que a dupla Starcom/MeviaVest (empresas do grupo francês Publicis) passará a ser responsável, no território norte-americano, pelo planeamento e compra de meios de todas as marcas pertencentes à multinacional. A escolha põe fim a uma relação de quase 20 anos entre a Coca-Cola e a agência Universal McCann.

24 – A jornalista argelina Khadija Ben Ganna, pivô da estação de televisão Al-Jazeera, aparece nos écrans envergando o véu islâmico, no dia de celebração do final do Ramadão, provocando inúmeros protestos dos espectadores.

28 – Na França, um tribunal parisiense absolve os fotógrafos que perseguiram a princesa Diana Spencer e Dodi al-Fayed na noite da sua morte, considerando que não tinham violado a privacidade do casal. Os três fotógrafos – Fabrice Chassery e Jacques Langevin, ambos trabalhando para a agência Sygma, e Christian Martinez, da agência Angeli – tinham sido processados pelo pai de Dodi, Mohammad al-Fayed, que decide recorrer da decisão.

28 – Nove dos principais jornais alemães subscrevem uma tomada de posição contra a prática – relativamente generalizada no país – de os políticos reverem (e eventualmente corrigirem) os textos de entrevistas concedidas antes de estas serem publicadas.