Outubro de 2003
03 – Um estudo da Marktest, apresentado pelo DE, refere que as noticias foram o conteúdo mais procurado pelos cibernautas portugueses durante o primeiro semestre do ano, seguindo-se cultura, música, desporto e cinema.
03 – O SJ divulga um comunicado defendendo o acesso de jornalistas às audiências do processo Casa Pia recorrendo ao sistema de “pool”.
03 – A SIC decide não exibir uma entrevista a membros da organização separatista basca ETA, realizada pelo jornalista freelancer Rui Pereira. A estação aponta motivos jornalísticos e editoriais para a decisão, enquanto órgãos espanhóis referem pressões do Governo deste país. (Fonte: Público)
06 – A SIC introduz uma legendagem especial para surdos, através do teletexto, na novela “Mulheres Apaixonadas”. Esta permite a identificação das personagens e a atribuição de diferentes entoações.
07 – Segundo o CM, a TVI adquiriu ao Benfica os direitos de transmissão do jogo de inauguração do novo Estádio da Luz, por um valor recorde em Portugal (700 mil euros).
08 – A Marktest e a AID divulgam os resultados de um estudo sobre as audiências dos jornais regionais, segundo o qual 50,9% dos leitores de jornais conhece e lê publicações regionais, com maior preferência para semanários.
10 – Abre ao público o maior cinema multiplex de Lisboa, o Millenium, com capacidade para cerca de três mil pessoas em 16 salas. Trata-se do primeiro cinema em Portugal a dispor de um sistema de projecção digital.
11 – O Público noticia que alguns manuais escolares da disciplina de Português incluem o regulamento do Big Brother, grelhas televisivas e testes sobre telenovelas. Este facto causa alguma polémica nos dias seguintes.
15 – O Público revela que o semanário Expresso alegadamente adquiriu acções de uma empresa com o intuito de assistir a uma reunião de accionistas vedada à comunicação social.
15 – A UE pronuncia-se sobre o financiamento do sector audiovisual público em Portugal, considerando que as ajudas “ad-hoc” recebidas pela RTP durante os anos 90 respeitam as regras do serviço público.
15 – É apresentado o Orçamento de Estado para 2004, no qual o Governo prevê uma verba de 157,2 milhões de euros para o sector da comunicação social, mais 27,8 milhões de euros do que no orçamento para 2003.
15 – O 24 Horas publica uma entrevista a dois dirigentes da organização separatista basca ETA, o que provoca alguma reacção dos meios políticos bascos.
16 – A AACS propõe aos directores dos órgãos de comunicação social a subscrição de uma declaração de princípios sobre a cobertura de processos judiciais.
17 – A Marktest revela os dados Bareme Rádio, referentes ao terceiro trimestre do ano, segundo os quais a RFM bateu recordes de audiência nesse período, e a TSF aumentou a audiência em cerca de 50%.
24 – O Público adianta alguns resultados do estudo “A Internet e a Imprensa em Portugal”, segundo o qual 88% dos cibernautas nacionais não tem por hábito ler publicações on-line.
24 – A rádio Voxx emite 24 horas seguidas de música portuguesa, parodiando a legislação – que não é cumprida – relativa às quotas de emissão de música portuguesa na programação radiofónica. As músicas a transmitir incluem géneros tão diversos como temas populares, música “pimba”, canções românticas e música punk.
25 – A TVI disponibiliza 75 profissionais, um helicóptero e mais de três dezenas de câmaras para fazer a cobertura da inauguração do novo Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, numa emissão especial que ocupará 12 horas.
25 – O Expresso adianta que a RTP chegou a acordo com a Olivedesportos e a PT para vender a sua participação de 33,3% na Sport TV. A notícia do Expresso carece de conformação oficial, que vem a ser divulgada alguns dias mais tarde (a 29) pelo Público.
26 – A Lusa publica os resultados de um estudo da OMD Research, segundo o qual as revistas de economia têm vindo a perder anunciantes para os jornais económicos, desde 2000.
27 – O Tribunal decide impedir a presença de jornalistas no julgamento relativo ao caso Casa Pia, optando por utilizar um porta-voz para dar informação à comunicação social (fonte: SJ).
28 – A administração do DN confirma a escolha de Fernando Lima para director do DN, apesar do parecer negativo do Conselho de Redacção.
30 – A Vector 21 e a Associação Portuguesa de Imprensa apresentam um estudo segundo o qual entre 132 e 144 mil portugueses lêem jornais on-line, estimando-se que o número venha a crescer consideravelmente num futuro próximo.
31 – O julgamento de Eduardo Costa, gestor do jornal O Primeiro de Janeiro, acusado de burla com porte pago, que deveria ter início neste dia, é mais uma vez adiado, para 24 de Novembro.
Internacional
O jornal suíço Blick publica um pedido de desculpas aos leitores por ter publicado uma extensa entrevista ao músico Mick Jagger que se viria a revelar falsa. Os textos, da autoria do jornalista alemão Robert Macher, foram publicados entre 9 e 13 de Setembro.
02 – O relatório do Observatório da Publicidade referente ao primeiro trimestre de 2003 revela que Portugal, Espanha e Alemanha são os países europeus em que a televisão emite mais publicidade.
04 – No Reino Unido, o ex-jornalista da Sky News James Forlong, é encontrado morto em casa. O jornalista, que em Julho se tinha demitido na sequência da encenação de uma reportagem, ter-se-á, aparentemente, suicidado.
05 – O canal de televisão britânico Channel 4 exibe imagens reais de um jogo de “roleta russa”, em horário nobre.
08 – A Vivendi Universal e a General Electric (GE) assinam o acordo definitivo de fusão entre a Vivendi Universal Entertainment e a estação de televisão NBC, anunciada a 2 de Setembro.
09 – Um juiz norte-americano exige a cinco jornalistas (do New York Times, Los Angeles Times, AP e CNN) que revelem as suas fontes num caso que envolve um cientista acusado de espionagem, em 1999.
14 – A Microsoft encerra os seus serviços de chat em quase todos os países (excepto EUA, Canadá, Brasil e Japão), com o objectivo de diminuir o perigo de aliciamento de menores e o uso do serviço para fins pornográficos e pedófilos.
14 – Tem início uma campanha publicitária de divulgação ao Euro 2004 em publicações internacionais. Juntamente com a divulgação, a revista Time publica, na sua edição europeia, uma reportagem de oito páginas sobre a prostituição em Bragança, que lança a polémica em Portugal.
16 – A Apple lança o serviço de partilha de música iTunes para o sistema operativo Windows.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaça os canais privados de televisão com o encerramento, caso “encorajem a desestabilização ou a violência”. Duas semanas antes, ordenou o corte das ligações de satélite da Globovision (estação líder de mercado) e confiscou algum material de transmissão.
18 – Na França, um grupo de técnicos de televisão em greve interrompe o programa Academia de Estrelas, transmitido em directo pela TF1, em protesto contra as reformas legislativas sobre o desemprego. A estação reage cancelando a emissão do programa e colocando no ar publicidade e um filme.
20 – RSF divulga o ranking da liberdade de imprensa por país, referente a 2002. A Finlândia, Islândia, Holanda e Noruega ocupam o primeiro lugar ex-aequo, enquanto os últimos lugares são preenchidos por Cuba (165º) e pela Coreia do Norte (166º). Portugal surge na 28ª posição.
21 – O jornalista francês Jean Helene, correspondente da Radio France Internationale (RFI) na Costa do Marfim, é abatido a tiro pela polícia em Abidjan.
21 – A BBC exibe uma reportagem do jornalista Mark Daly, durante oito meses infiltrado na polícia de Manchester, que revela comportamentos racistas por parte de alguns agentes. O caso provoca suspensões e demissões de agentes policiais. Mark Daly foi detido a 15 de Agosto, na sequência de uma denúncia anónima sobre este caso, e libertado posteriormente.
22 – Cerca de 300 trabalhadores da estação televisiva espanhola Antena 3 ocupam as instalações da empresa, como forma de protesto contra o plano de despedimentos lançado pela administração.
23 – É libertado o jornalista Taysin Alony, correspondente da Al-Jazeera, detido em Espanha desde Setembro por suspeitas de ligação com a Al-Qaeda. A libertação dá-se por motivos de saúde, mas o jornalista é impedido de abandonar o território espanhol.
25 – Nos EUA, o jornal New York Times anuncia a contratação, pela primeira vez na sua história, de um provedor dos leitores. O cargo será ocupado por Daniel Okrent, que iniciará funções a 1 de Dezembro.
29 – É lançada a versão 2.0 do portal de distribuição e troca de ficheiros de música Napster, agora com conteúdos pagos.