Abril de 2003

01 – Um estudo da Memorandum, citado pela Briefing, revela que no período de 19 a 25 de Março foram emitidas 1040 notícias na televisão sobre a guerra no Iraque.

02 – Uma notícia adiantada pelo Jornal de Notícias indica que cerca de 70% do investimento publicitário, em Fevereiro, se destinou às estações de televisão. Dados da Marktest revelados pelo Público, sobre as audiências televisivas de Março, mostram que o “quinto canal” (cabo, vídeo e outros) conseguiu o seu melhor share de sempre.

09 – Sete jornalistas portugueses (da RTP, SIC, Expresso e Rádio Renascença) foram atacados por milícias iraquianas, no centro de Bagdad.

09 – A PT Multimedia adquire mais 50% da Warner Lusomundo, passando agora a deter o controlo total da empresa.

10 – Um artigo da Lusa contabiliza em 945 o número de funcionários dos meios de comunicação do Estado (RDP, RTP e Lusa) que nos seis meses anteriores rescindiram contrato ou manifestaram intenção de o fazer.

12 – A Lusa conclui a primeira fase de reestruturação, com a saída de 43 funcionários (23 jornalistas e 20 administrativos), gastando quatro milhões de euros em indemnizações. Na segunda fase, o objectivo é aumentar os lucros através da oferta de novos serviços, como o envio de notícias por SMS e a criação de parcerias com portais governamentais.

13 – Um estudo da Marktest, referido pelo Diário Económico, revela que, durante as três primeiras semanas da guerra no Iraque, este tema ocupou mais de 147 horas de emissão.

16 – Os dados da Bareme Imprensa da Markest, divulgados pelo Diário Económico, revelam que, no primeiro trimestre do ano, os títulos de informação económica foram os que mais crescimento de audiências obtiveram.

17 – Dados da Marktest, publicitados pelo Diário Económico, mostram que, no primeiro trimestre do ano, a RFM ultrapassou a audiência da Rádio Renascença. Segundo o mesmo estudo, mas agora citado pelo Diário de Notícias, as estações de rádio de informação foram as que mais aumentaram o seu share.

19 – Num artigo publicado pelo Diário de Notícias, um grupo de ex-colaboradores da empresa de publicidade McCann fala de uma “chacina” de despedimentos nos meses anteriores. Mais de 50 pessoas terão, alegadamente, sido dispensadas, e duas empresas do grupo foram encerradas. Paralelamente, foram feitas novas contratações, mantendo-se no essencial a carteira de clientes.

20 – O jornal “Diário do Sul”, de Évora, lançou uma edição bilingue (em português e espanhol), distribuída em diversas localidades fronteiriças da região, aproveitando a quadra pascal e o fluxo de turistas entre os dois países.

21 – Dados da Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens, divulgados pelo Diário Económico, mostram que em 2002 o Expresso foi o jornal mais lido no país, seguido pelo Jornal de Notícias e Correio da Manhã.

22 – Dados da MediaMonitor, divulgados pelo Público, revelam que as rádios nacionais dedicaram 65% do seu espaço informativo à guerra no Iraque, durante as quatro semanas de conflito.

23 – O ministro da Defesa, Paulo Portas, atribui medalhas aos militares que foram destacados para comentadores de televisão durante a guerra no Iraque. A medida envolveu alguma polémica política.

28 – A multinacional WPP compra 40% da Marktest. O estudo Publivaga, elaborado pela Marktest e divulgado pelo Público, revela que as campanhas publicitárias televisivas da OK! Teleseguro foram, em 2002, pelo segundo ano consecutivo, as mais reconhecidas pelos inquiridos. São divulgados os resultados do primeiro trimestre da holding Impresa, que registou nesse período prejuízos de 7,4 milhões de euros, menos um milhão de euros do que no mesmo período de 2002.

30 – O julgamento de Eduardo Costa, gestor do jornal O Primeiro de Janeiro, acusado de burla com porte pago, que deveria ter início neste dia, é adiado para 17 de Setembro.

Internacional

01 – Israel retira a BBC World da sua televisão por cabo, alegadamente por não se ter chegado a um consenso nas negociações financeiras para exibição do canal. A estação tinha já sido acusada por Israel de não ser “equilibrada” na informação sobre o conflito israelo-palestiniano.

01 – No Iraque, as forças norte-americanas iniciam uma operação de “resgate” da soldado Jessica Lynch. As imagens, de grande espectacularidade, são depois divulgadas pela comunicação social, e Jessica Lynch torna-se uma heroína.

02 – O fotógrafo Brian Walski, do Los Angeles Times, é despedido por ter forjado uma foto do conflito no Iraque, através de montagem de duas fotos verdadeiras, tiradas por si com um intervalo de poucos momentos, alegadamente para conseguir “uma imagem mais dramática”. No Iraque, morre um operador de câmara daquele país que trabalhava para a BBC.

03 – Celebram-se 30 anos sobre a realização da primeira chamada de telemóvel. A estação de televisão Al-Jazira suspende a cobertura da guerra no Iraque, em protesto por dois dos seus enviados terem sido impedidos de trabalhar em Bagdad.

04 – A estação de televisão Al-Jazira recomeça a transmitir notícias sobre a guerra no Iraque.
No Iraque, morre o jornalista norte-americano “embedded”, Michael Kelly, do Athlantic Monthly e do Washington Post.

04 – O jornalista Peter Arnett, despedido alguns dias antes da NBC, está a ser contratado por vários órgãos de comunicação europeus como comentador do conflito no Iraque.

05 – É divulgado o relatório do Comité para a Protecção dos Jornalistas, que indica que em 2002 morreram menos jornalistas em exercício da profissão do que no ano anterior. No entanto, o número de jornalistas presos é superior ao de 2001. O país com mais profissionais mortos é a Colômbia, enquanto o que lidera as detenções é a China.

06 – “Fogo amigo” no Iraque provoca a morte do intérprete curdo da estação televisiva BBC e ferimentos num jornalista da mesma estação.

07 – No Iraque, morrem dois jornalistas (um alemão da revista Focus e um espanhol do diário El Mundo) na sequência de um ataque iraquiano, enquanto dois jornalistas polacos são detidos por iraquianos armados.

07 – Em Cuba, sete dissidentes são condenados a penas entre 15 e 25 anos de prisão por delitos de opinião. As penas mais pesadas couberam ao jornalista e poeta Raul Rivero e ao jornalista Ricardo Gonzáles, ambos condenados a 20 anos, e ao líder dissidente Héctor Palácios, que foi condenado a 25 anos de prisão.

07 – São anunciados os prémios Pulitzer. No âmbito do jornalismo, o jornal The Boston Globe foi galardoado na categoria de serviço público, devido à cobertura de abusos sexuais levados a cabo por padres da Igreja Católica. Os jornais Washington Post e Los Angeles Times foram os que mais prémios obtiveram (três cada um).

07 – Na Colômbia, dois jornalistas são assassinados no espaço de poucas horas.

08 – No Iraque, um tanque norte-americano dispara contra o Hotel Palestina, onde estão alojados muitos jornalistas, matando dois jornalistas, e ferindo outros. O SJ protesta contra este ataque junto da embaixada dos EUA em Lisboa.

09 – Na sequência da morte de um jornalista espanhol no ataque ao Hotel Palestina, no Iraque, a imprensa espanhola boicotou uma conferência de imprensa, em Madrid, do ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw, e da sua homóloga espanhola, Ana Palácio.

15 – No Iraque, um jornalista argentino, Mario Podesta, morreu e uma jornalista, Verónica Cabrera, ficou ferida num acidente de automóvel.

15 – A revista Time posta à venda neste dia (mas com data de capa de 21 de Abril) usou na capa um grafismo com a fotografia de Saddam Hussein e uma cruz vermelha por cima, o mesmo que tinha usado 58 anos antes com Adolf Hitler.

15 – Em Israel, a BBC World volta a emitir, mas só para assinantes de televisão digital. O interregno durou cerca de duas semanas, alegadamente devido à falta de consenso em relação a pagamentos.

17 – Em Israel, dois jornalistas franceses foram detidos no aeroporto de Tel-Aviv e posteriormente expulsos para França. Os jornalistas iam fazer uma reportagem sobre pacifistas pró-palestinianos.

18 – Na Cisjordânia, é morto a tiro um jornalista (operador de câmara) da Associated Press.

22 – Um artigo do Diário de Notícias fala sobre a elaboração de um documentário por parte do jornalista Christoffer Guldbransen, que acompanhou o primeiro-ministro dinamarquês com uma pequena câmara digital no âmbito da presidência da União Europeia. O documentário causou bastante polémica por incluir “comentários comprometedores” e “manobras de bastidores”.

24 – A Microsoft lança uma campanha publicitária a nível mundial, dirigida a profissionais de tecnologias de informação, na qual investiu cerca de 250 milhões de euros.

24 – O director-geral da BBC, Greg Dyke, acusa os media norte-americanos (sobretudo a Fox News e a Clear Channel Communications) de “patriotismo” e “parcialidade” na cobertura da guerra no Iraque.

25 – As 19 estações televisivas (incluindo a RTP) que detinham 51% da Euronews passaram a controlar a totalidade do capital.